Aguarde. Carregando informações.
CESMAC ONLINE

Para acessar a área do aluno, utilize sua matrícula e senha nos campos abaixo e clique em acessar.

Esqueceu a senha? Clique aqui.

Centro Universitário Cesmac

CESMAC ONLINE

A Especialização do Cesmac são cursos lato sensu estruturados para proporcionar aos alunos um crescimento pessoal e profissional, dando foco no autoconhecimento e estimulando o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a gestão.

Com diversas opções nas áreas Biológicas e Saúde, Comunicação, Educação, Exatas, Humanas, Jurídicas, Sociais Aplicadas, entre outras.

Especialização

Quer saber novidades sobre todos os cursos?

Cadastre-se já

Biológicas e Saúde

Exatas

Humanas

Jurídicas

Educação e Comunicação

Sociais e Aplicadas

+ INFORMAÇÕES

Os cursos de Especialização do Cesmac são estruturados para proporcionar aos alunos um crescimento pessoal e profissional, dando foco no autoconhecimento e estimulando o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a Gestão. São utilizadas ferramentas que ajudarão a lidar com questões interdisciplinares e obter uma visão holística e empreendedora.

Para maiores informações, entre em contato conosco por telefone ou email.

Telefone: (82) 3215.5028 / (82) 3215.5029

E-mail: especializacao@cesmac.edu.br

PRÓ-REITORIA

EMISSÃO DE BOLETO / MATRÍCULA

Caso seja necessário imprimir uma 2ª via do boleto referente a sua inscrição, basta informar seu CPF abaixo e clicar em imprimir.

PERGUNTAS FREQUENTES

  • Os cursos de Pós-Graduação precisam ser REGISTRADOS no MEC?

    Os cursos de graduação precisam ser inicialmente autorizados e posteriormente reconhecidos pelo MEC. Os cursos de especialização não necessitam esse tipo de registro nem autorização. O que existe são normas do MEC, que devem ser cumpridas para o curso estar em situação regular. Qualquer instituição de ensino superior que possui um curso de graduação reconhecido pode ministrar especializações na mesma área do conhecimento.

    A Resolução N° 001/2007, do Conselho Nacional de Educação define três requisitos básicos: mínimo de 360 horas/aula, corpo docente com 50% de mestres e doutores e exigência de apresentação de monografia individual ao final do curso.

    Para saber mais, você pode acessar o texto completo da Resolução N° 001/2007 da Câmara de Ensino Superior (CES), do Conselho Nacional de Educação que estabelece as normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação – no site www.portal.mec.gov.br/cne, link referente às Resoluções da CES

  • É preciso fazer a especialização antes de fazer o mestrado?

    Não. O curso de especialização é voltado principalmente ao mercado de trabalho, enquanto que o curso de mestrado é voltado à docência acadêmica. O curso de mestrado pode ser iniciado tão logo o aluno termine a faculdade.

  • O que quer dizer CAPES?

    O termo CAPES significa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Este órgão do governo é uma Fundação vinculada ao MEC e é responsável pelas ações que se referem ao ensino em nível de Pós-Graduação.
  • Qual a diferença entre um curso de Especialização e um MBA?

    Em termos de legislação, não há diferença. Os cursos de MBA emitem certificados em nível de especialização (pós-graduação lato sensu). A diferença está no enfoque dado à execução do curso, pois o MBA é um curso voltado a preparar administradores e está muito mais focado na prática empresarial do que na pesquisa acadêmica.

  • Não sou formado em Pedagogia. Se eu fizer uma pós-graduação na área posso atuar como Pedagogo?

    O que determina a área de atuação de um profissional é o seu curso de graduação. A pós-graduação não irá autorizar você a exercer funções que dependam de habilitação por meio da graduação.

    Uma especialização na área de Pedagogia dará a você uma maior compreensão do processo de ensino e aprendizagem, e você poderá aplicar esse conhecimento em qualquer atividade que não exija um diploma em Pedagogia, mas não substitui um diploma de pedagogia caso o seu interesse seja, por exemplo, trocar de área de atuação.

    Isso se deve ao fato de que a especialização enfoca aspectos específicos da área profissional, a que se destina, com maior profundidade, enquanto que na graduação se procura proporcionar uma formação completa