Na manhã desta terça-feira, 28, tivemos no auditório Virgínio Loureiro, o ato solene de abertura do V Congresso Alagoano do Terceiro Setor. O evento é promovido pelo Ministério Público de Alagoas e conta com o apoio de diversas entidades e instituições alagoanas, entre elas o Centro Universitário CESMAC.
A solenidade de abertura apresentou a todos os presentes a visão geral e o que pretende a 5º edição do evento que possui o tema “Contexto”. De acordo com a Promotora de Justiça de Fundações do Ministério Público de Alagoas, Failde Mendonça, o evento é uma forma de se manter próximo aos gestores do setor. “Precisamos sempre enfatizar que o terceiro setor, constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, são agentes transformadores da realidade social”, por isso o tema contexto é justamente para tentar estreitarmos e mantermos a proximidade com esses gestores e líderes”.
Estiveram presentes na solenidade de abertura o Reitor do CESMAC, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, o Vice-reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, o Pró-reitor de Gestão e Planejamento, João Sampaio Neto, o Conselheiro da Fejal, Dr. Estácio Valente, a Promotora de Fundações, Failde Mendonça, o Procurador de Justiça, Sérgio Cavalcanti Jucá e o Diretor-presidente da FAPEAL, Prof. Dr. Fábio Guedes Gomes.
CESMAC na Sala de Debates
No turno da tarde, colaboradores da IES participaram de um momento de debates sobre as conquistas de resultados no terceiro setor. Abordando como tema geral “as entidades de saúde do terceiro setor”. A primeira apresentação foi do médico e Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Dr. Adeilson Loureiro Cavalcante. Na sequência, tivemos o Procurador de Justiça do Rio Grande do Sul, Dr. Keller Dornelles Clós, apresentando aos presentes um aparato sobre o relacionamento do poder público com as Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Douglas Apratto Tenório, Vice-reitor do CESMAC, apresentou o case de sucesso da Fundação Educacional Jayme de Altavila “Completando 45 anos de história neste ano, nós temos o orgulho de dizer que com muito sacrifício e desafios, conseguimos realizar vários acontecimentos importantes para a história da educação de Alagoas. ” A atividade foi encerrada com a explanação do coordenador de Gestão de Pessoas da IES, Gustavo José da Silva, que mostrou os resultados de uma gestão premiada com os colaboradores, destacando o prêmio recebido da Great Place to Work em 2016, como uma das 150 melhores empresas brasileiras para se trabalhar.
Destacamos também as presenças no evento, dos estandes do Núcleo de Robótica da Instituição e da Editora CESMAC.