Docentes da área de saúde do Centro Universitário Cesmac estiveram presentes durante toda a manhã desta terça-feira, 28, no Laboratório de Habilidades, para fazer treinamento, capacitação e conhecer todas as possibilidades que o novo simulador obtido pela instituição, denominado LUCINA, proporciona. “ Esse simulador que nós temos hoje aqui, além de replicar um parto natural, também apresenta algumas patologias, complicações e todas as variantes que podem acontecer em um parto. Esse é um grande diferencial para os alunos que terão a oportunidade de aprender com as mais modernas técnicas”, enfatizou a coordenadora de Laboratórios, profa. Marcileide Santos. Acelerar o pensamento crítico e a tomada de decisões clínicas são alguns dos objetivos da prática em um simulador. O cenário proposto nas aulas é o mais real possível.
O Cesmac é o primeiro centro universitário no Brasil a obter o Simulador Obstétrico LUCINA AR com Hololens (realidade aumentada) e está entre os 10 primeiros em âmbito nacional a ter o CAE APOLLO – Simulador de paciente real adulto de alta fidelidade, interativo com respiração espontânea e respostas fisiológicas automáticas e o BABYSIM simulador de paciente real, bebê de alta fidelidade interativo com respiração espontânea e respostas fisiológicas.
Primeira IES a adquirir o Body Interact (software), que permite um processo de aprendizagem integrativo, fazendo conexões entre conceitos e experiências para que informações e habilidades possam ser aplicadas a problemas ou desafios novos e complexos, por meio de situações da vida real, estabelecendo uma cultura de comunicação e colaboração aberta e transparente.
Para o engenheiro Paulo Giordano, responsável pelo treinamento e manutenção dos simuladores de alta fidelidade, a LUCINA é um produto que, para ensino médico, é uma ferramenta grandiosa. ”Hoje em dia, não se treina mais um médico com modelos anatômicos. O simulador tem resposta fisiológica, respira, tem pupila foto reativa, tensões cardíacas/pulmonares, imita parto normal ou de emergência, com hemorragia pós-parto. Ele pode treinar no aluno o mnemônico de emergência, sendo uma enorme ferramenta que possui leitor de parâmetros e, por meio de um cenário construído anteriormente pelo professor, o discente poderá treinar uma variedade enorme de problemas”.
Outra novidade que faz parte do LUCINDA é o debriefing, que é captar o que foi feito no cenário sugerido. Serve para ver se o que foi proposto se concretizou, se foi objetivo e ajustar, em sala de aula, o que for necessário.
Para Fabiana Palmeira do Núcleo de Gestão Acadêmica, o novo simulador irá acrescentar bastante na aprendizagem, principalmente no que diz respeito a prática. “Simular é trazer para o real, dentro de um objetivo de aprendizado, situações que o aluno irá encontrar em sua carreira profissional”.
Este simulador de parto materno-fetal da CAE Healthcare (canadense), foi desenvolvido para treinamento de médicos, enfermeiros e profissionais de saúde aliados na gestão do parto normal e complicações decorrentes do parto e gravidez. Oferece um novo nível de realismo em treinamento e práticas do paciente, documentação baseada em evidências, os objetivos de aprendizagem, notas para o facilitador, listas de abastecimento, questões de debriefing e muito mais.