Conferência marca nova turma do Mestrado Análise de Sistemas Ambientais

Com a conferência “Produção de Alimentos vs Conservação da Biodiversidade como Desafio Macroescalar”, da Profa. Dra. Ana Malhado, o Centro Universitário Cesmac realizou, na manhã desta sexta-feira, 4, a aula magna da terceira turma do Mestrado Profissional Análise de Sistemas Ambientais. Participaram, na Galeria Cesmac de Arte, os 25 novos estudantes, professores, coordenadores de cursos e convidados.
Professora da Universidade Federal de Alagoas, a pesquisadora Ana Malhado tem experiência na área de ecologia, com ênfase em temas como Amazônia, caatinga, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
O vice-reitor do Cesmac, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, destacou a importância do momento. “O mestrado é mais um processo fundamental para fortalecer a educação continuada em qualquer área, além de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas com respostas efetivas para a sustentabilidade nas questões ambientais”.
Segundo o coordenador do mestrado, Prof. Dr. Jessé Marques, o Cesmac tem demostrado o quanto investe em ensino, pesquisa e extensão. “Os programas de mestrado da instituição provam esse processo e o quanto estamos preocupados em oferecer o melhor nesse caminho”.
“Para mim está sendo uma realização profissional, pois vou poder colocar na pesquisa toda minha experiência de vida nos 26 anos na Instituição. Meu estudo está relacionado à reutilização do lixo, gerando benefícios para o meio ambiente e também renda para os projetos sociais  mantidos pelas IES”, explicou a pedagoga, Francete Moura, integrante da nova turma.
A aula inaugural também contou com a presença do superintender IBAMA, Mário Daniel; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), Fábio Guedes; do engenheiro da Embrapa Élio Guzzo; além da coordenadora das Pós-Graduações Stricto Sensu, Profa. Dra. Aldenir Feitosa, da Promotora de Fundações do Ministério Público, Dra. Failde Mendonça, e outros representantes das pesquisas da instituição.