A correspondência entre Alceu Amoroso e Jorge de Lima

A correspondência inédita entre o poeta alagoano Jorge de Lima (1893 – 1953) e o pensador, escritor e crítico literário Alceu Amoroso Lima (1893 – 1983), que adotou o pseudônimo de Tristão de Ataíde, é o tema da palestra do Prof. Dr. Leandro Garcia Rodrigues.
A conversa literária acontece nesta sexta-feira, dia 04, às 19h, na Cinemateca Elinaldo Barros, que funciona no Campus IV do Centro Universitário Cesmac, no Farol (antigo Colégio Guido de Fontgalland).  O evento é uma parceria entre a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, secretaria estadual de Comunicação e o Centro Universitário Cesmac.
Especialista na obra de Alceu Amoroso Lima, o professor, pesquisador e crítico literário Leandro Garcia é autor de cinco livros sobre a obra de Alceu Amoroso. Ele é professor Adjunto de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
De acordo com ele, a amizade de mais de 30 anos de Alceu Amoroso e Jorge de Lima rendeu aproximadamente 200 cartas. “Todas as cartas são inéditas com um conteúdo relevante, inclusive com poemas inusitados no interior de muitas dessas cartas”, adianta Leandro Garcia.
Leandro Garcia tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: epistolografia, crítica epistolográfica, interdisciplinariedade, modernismo, cultura e comparatismo.