A Feira de Negócios da disciplina de Administração e Empreendedorismo foi realizada no Pilotis do prédio Alberto Antunes, sob orientação do docente Rubenício Izidro e teve como objetivo incentivar e promover criatividade aos alunos do 9º período (com os turnos matutino e noturno) do curso de Engenharia Civil a serem empreendedores dos seus próprios negócios.
Na turma matutina, várias empresas de ramos diversificados foram constituídas; desde aquela de planejamento/ concepção/ projeto/ execução de campo de futebol com grama sintética, a carreira solo de músico em paralelo com a formação, a constituição de carreira paralela com gastronomia. No turno noturno surgiram empresas de ramos diversificados: abertura de empresa de cálculo estrutural, consultorias diversas, locações de equipamentos, pré-moldados, negócios imobiliários, assim como de venda de equipamentos de proteção.
Como resultado os alunos adquiriram as competências de elaborar e executar o proposto no Plano de Negócio, construído em sala com a orientação do docente, viável a sua realização, bem como a competência de falar em público e apresentar-se proporcionando boas práticas de comercialização do empreendimento proposto aos presentes. Exercitar habilidades de ética, credibilidade, visibilidade e segurança ao empreender.
Na disciplina de Transporte os alunos do curso de Engenharia Civil se dirigiram ao cruzamento viário na Rua Cônego Machado x Avenida Iris Alagoense com fins de executarem contagem volumétrica veicular, acompanhados pelo prof. Zeferino Alencar. O objetivo da prática foi contabilizar a quantidade de veículos que trafegam naquele cruzamento.
A turma executou a prática e o levantamento das condições locais: presença e condições das calçadas, sinalização horizontal, vertical e semafórica, composição veicular, tipo de pavimento, estacionamento público ao longo da via, velocidade da corrente de tráfego, ocupação e uso do solo no entorno, presença de rampas nas calçadas, polos geradores de tráfego, dentre outros que são todos conteúdos abordados na disciplina de Transporte.
Os dados da contagem volumétrica serão trabalhados em sala, com diagramação, tabelas e verificadas quais condições melhoram o local investigado. Neste exercício de conhecimentos o aluno critica, constrói, pensa em alternativas diversas que irão promover melhorias de acessibilidade e mobilidade urbana locais.