Alunos de Engenharia Civil realizam atividades nas encostas do Bolão

O curso de Engenharia Civil, em comemoração aos 21 anos de existência, promove várias ações no intuito de apresentar o andamento das atividades acadêmicas.
A disciplina de Arquitetura e Urbanismo, contou com as turmas do 4° período vespertino e matutino que se deslocaram à cobertura do Edifício Alberto Antunes, Campus II – CESMAC, acompanhadas pela professora da disciplina Thassia Nascimento.
O objetivo foi visualizar o entorno do Edifício Alberto Antunes do alto do prédio identificando as características urbanas locais. Na ocasião foram citados o traçado urbano e as diferenças entre a morfologia urbana  regular e irregular, fazendo um paralelo ao conteúdo visto em sala de aula sobre parcelamento do solo e planejamento urbano.
Foi vista também a questão do afastamento das edificações, relacionado com os conteúdos estudados em Plano Diretor e Código de Obras da Cidade. Neste caso, os alunos visualizaram a proximidade entre as residências unifamiliares em contrapartida com o maior afastamento de edificações multifamiliares, relembrando que para edificações mais altas tem-se recuos maiores. Também observou – se mudanças na paisagem urbana influenciadas pelos tipos de edificações.
Na disciplina de Mecânica dos Sólidosos alunos do 5º período   participaram de uma visita técnica à encosta nas proximidades do CESMAC que sustenta a comunidade do Bolão. O objetivo  foi verificar as condições do solo, presença de erosão, uso de arrimos/contenções e instigar o aluno a pensar nas tecnologias que poderiam serem empregadas.
A visita técnica foi guiada pela professora Danúbia Teixeira   e contou  com  apresentação dos principais fatores deflagradores para o deslizamento de encostas, com ênfase no uso e ocupação desordenada. Em seguida foram direcionados a preencher checklist para identificação de áreas com necessidade de intervenção imediata, permitindo  verificar as características físicas da área, os possíveis desencadeadores dos processos de movimentação de massa e, a partir de então, escolher medidas estruturais e/ou não-estruturais que sejam compatíveis e adequadas às condições do local.
O curso de Engenharia Civil acredita que promover visitas técnicas para estabelecer uma relação mais completa entre teoria e prática possibilita ao aluno adquirir conhecimento de forma integrada.