Ex-aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo do Cesmac, João Paulo Sandes Dias dos Santos, foi aprovado no mestrado em Conservação e Restauração de Bens Culturais da Universidade Católica da cidade do Porto, Portugal.
O curso, único no norte de Portugal, promove ligação entre tradição e inovação, aplicando a ciência e a tecnologia à arte e ao patrimônio. Além disso, proporciona experiências concretas em ambiente exterior ao acadêmico, valoriza o serviço à comunidade, conservação, valorização e dinamização da arte e do patrimônio.
O estudo é direcionado para os interessados pelo patrimônio artístico e cultural antigo e contemporâneo, pela formação diversificada teórico-prática, investigação e gosto pela resolução de problemas, vontade de trabalhar em equipa com profissionais da mesma área e de outras áreas do conhecimento, destreza manual, acuidade visual e coordenação motora, entre outros aspectos.
O mestrado oferece aprofundamento de conhecimentos e experiências destinadas ao exercício da profissão, por meio do desenvolvimento de estágio, investigação com elaboração de dissertação e do estímulo à publicação científica, além de outros pontos importantes para o estudo nesta área.
Possibilita também desenvolver competências para as áreas de: pintura, pintura mural, escultura, talha, arte contemporânea, patrimônio integrado, documental, arqueológico e coleções científicas.
A Escola das Artes é membro pleno da rede européia para a educação em conservação e restauro (ENCoRE) e segue as diretrizes da confederação européia das associações de conservadores restauradores (E.C.C.O.), sendo reconhecida a nível europeu.