Projeto de Arquitetura e Urbanismo é finalista do Prêmio Santander

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Cesmac é finalista do Prêmio Santander Universidade Solidária 2015. O reconhecimento foi possível com a aprovação do trabalho “Projeto de Desenvolvimento das Mulheres Rendeiras da Singeleza no Município de Paripueira, Alagoas”.

O estudo inicial faz parte do Projeto de Extensão Comunitária, integrante do Núcleo de Projetos de Extensão (NPE-Cesmac). A pesquisa é orientada pela professora Adriana Guimarães Duarte, que também coordena a graduação.

O projeto atende a uma comunidade de Paripueira com o objetivo de produzir, desenvolver e difundir as rendas, já produzidas com ênfase na confecção da Singeleza, representante significativa da tradição alagoana e já reconhecida como patrimônio pela Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas (Secult), através do registro como bem cultural de natureza imaterial.

Segundo a Adriana, “um dos objetivos é despertar as jovens da comunidade quanto à possibilidade de inserção no mercado da moda, atualmente muito propício ao tema e que tem alçado as rendas alagoanas no cenário nacional”, declarou a professora. Além disso, o trabalho visa orientar as mulheres sobre organização e empreendedorismo, possibilitando autonomia no desenvolvimento e comercialização.

A equipe deve ser interdisciplinar, envolvendo universitários das áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Psicologia, Sistemas de Informação e Serviço Social, todos do Cesmac. A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 19, às 14h, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo.