Melhores colocados do Programa de Estudos Complementares do curso de Medicina são premiados

Na última semana aconteceu o encerramento do “ Programa de Estudos Complementares” do curso de Medicina do Centro Universitário CESMAC. Desde março deste ano, sob a orientação do Prof. Dr.  Célio Fernando de Sousa Rodrigues, o programa, que é exclusivo para monitores, vem acontecendo todas as quintas-feiras.
Os temas abordados pelos discentes foram: Estratégias de comunicação no ensino superior, Semiologia radiológica dos tumores intracranianos, Interpretação do Ecocardiograma, Repercussões hormonais ovarianas na saúde da mulher, Reanimação cardiorrespiratória avançada e Diagnóstico e tratamento da dor crônica. Houve ainda três Seminários do Módulo Organização Morfológica e Funcional (OMF), que agrega anatomia, fisiologia e radiologia.
Os estudos são divididos em: OMF 1 – Pneumonias e Insuficiência Cardíaca, OMF2 – Doenças obstrutivas e Edema agudo do pulmão, e OMF3 – Trauma do tórax e cavidade pleural. O Programa de Monitoria contempla monitores para os 1º, 2º e 3° períodos, cada período tem oito, somando um total de 24. Eles dão assistência aos professores em aulas práticas e em outros projetos diversos, nessas três frentes.
O programa desenvolve aulas práticas, que foram acompanhadas pelos professores, com isso possibilita a realização da monitoria aos alunos. A preparação contou com ciclos de palestras semanais para o aprofundamento dos conteúdos, incluindo aulas de retórica, oratória e emergência avançada, além de avaliações individuais com seminário para cada aluno.
O aluno que é monitor de anatomia tem grande contato com dissecção e provavelmente tende a ser cirurgião. Na fisiologia, executam eletrocardiogramas, ensinam alunos a fazerem laudos dos exames, incluindo gasometria. Na neurofisiologia, trabalham com aparelhos elétricos para fazerem eletroestimulação, escuta cardíaca e pulmonar.
Essas são apenas algumas das práticas que os graduandos de Medicina aprendem, sendo reforçadas com a monitoria para o repasse aos monitorados. Além disso, os conteúdos de radiologia simples, ressonância magnética e tomografia, são aprofundados. Em toda monitoria, primeiro acontece o treinamento com os professores na parte teórica e, também, prática. A intenção é que consigam ajudar aos colegas e tenham aprofundamento no aprendizado, para mais tarde tornarem-se professores e seguir a carreira acadêmica, caso queiram.

Cada módulo tem 13 docentes que atuam nas unidades curriculares de anatomia, fisiologia e de imagem. Existe ainda, uma divisão de atribuições, onde o Prof. Dr. Célio Fernando de Sousa Rodrigues tem a função de cuidar da monitoria. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas, mestre em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo e doutor em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo, possui título de especialista em Clínica Médica pela AMB e em Medicina de Urgência pela Associação Médica Brasileira. É avaliador de cursos e instituições do sistema nacional da educação superior (SINAES-INEP-MEC). Presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA) – Gestão 2018 – 2022. Membro da Comissão de Monitoramento e Acompanhamento das Escolas Médicas (CAMEM – MEC).

Segundo o coordenador do curso de Medicina, Dr. André Falcão Pedrosa Costa, o Programa de Monitoria do Módulo de Organização Morfológica e Funcional (OMF), vem realizando várias atividades junto aos monitores. “Essas atividades tem surtido um efeito muito positivo, pois não houve mais falta de monitores durante as aulas práticas, fato este que tem gerado satisfação para os docentes do módulo”.
Disse ainda, “que não existe desenvolvimento sem movimento, a estagnação é a morte, é o fim. Nós estamos em movimento, o currículo é movimento, o aprendizado é movimento e é óbvio que nós queremos movimentos quânticos, é nesse platô que as coisas boas acontecem. Pessoas com bons propósitos se unem através de bons propósitos, é simples assim. É o que eu vejo nessa sala hoje, uns querem aprender, outros querem aprender ensinando. O professor que ensina é aquele que aprende junto com o aluno. Essa é a nossa realidade e a verdade educacional mais sólida do que nunca. Agradeço a oportunidade de estar aqui e concluo dizendo que a crítica boa é necessária para que tenhamos uma linha virtuosa crescente. O Programa é um sucesso de todos os envolvidos”.

Os critérios de seleção para as vagas de monitores foram rigorosos, com mais de 100 pessoas concorrendo. Para o Prof. Dr. Mílton Costa destacou o trabalho dos monitores. “Vocês são muito grandes naquilo que pretendem fazer. Cada um tem um potencial fulminante, que muito nos estimula e instiga a continuar. Por isso, desejo, a cada momento de suas vidas, que façam essas perguntas: eu quero? eu posso? eu devo? Porque força, energia e garra vocês já provaram que têm muito para vencer na vida e trilhar um caminho glorioso. Façam a si próprios, essas perguntas do filósofo Kant, para que possam sempre continuar no excelente caminho em que estão. Saibam que aqui vocês têm amigos, em vários sentidos. Professores para pegar em suas mãos e ajudar nesse trajeto, nessa jornada aqui no CESMAC. Tenham em nós verdadeiros amigos”, concluiu o professor.
Também fez parte da mesa a Profa. Dra. Roberta Lima, enfatizando que os alunos cumpriram com aquilo que se comprometeram a fazer. “Nó confiamos em vocês e vocês não nos decepcionaram. O grupo todo está de parabéns pela a seriedade com que desenvolveu todo o trabalho”, disse a professora.

O coordenador adjunto do curso de Medicina, Prof. Dr. Marcos Leal, disse da dimensão que a monitoria conquistou. “Às vezes surgem demandas por parte dos estudantes e a gente tem que ter um pouquinho de paciência, pois com o tempo, elas são contempladas. A importância que a monitoria tem na formação dos estudantes é percebida não só pelos relatos, como também pelos professores. Cada apresentação feita foi muito bem construída. Estou muito feliz por estar em uma mesa cercado por amigos e lembro que no meu primeiro período como estudante, no quadro do professor, tinha um provérbio que dizia: “junte-se aos bons e serás um”. Todos que fazem parte dessa mesa, são professores que trabalharam bastante para que esse Programa de Monitoria ganhasse vida. No próximo semestre o pessoal da OMF terá muito trabalho para fazer a seleção, pois o Programa já é um sucesso e estão todos de parabéns”.

 

Estavam presentes as professoras especialista Maria Lúcia Lima Soares e Dra. Roberta Lima. As bancas avaliaram os trabalhos e consideraram todos excelentes, escolhendo os três melhores para premiação com certificados e todos os demais receberam brasão da monitoria para ser colocado no jaleco. A caveira representa o corpo humano cruzado por uma tesoura e uma pinça, pois o objetivo maior da medicina é salvar vidas. Camila Mendes Toledo, Mateus de Almeida Portela e Camila Gonçalves ganharam os primeiros lugares com honra ao mérito e nota 10 nos trabalhos.

Segue listagem de todos os monitores: Camila Gonçalves Leão, Camila Mendes Toledo Emanuel Bonfim Pereira, Luanny de Andrade Cardoso, Anna Carolina Nobre, Matheus de Almeida Cavalcanti, Thomás Cavalcanti Pires, Thallys Henrique de Oliveira, Gustavo Araújo Santos, Andressa de Melo Guedes, Carlos Sérgio Sampaio, Everton Lopes, Letícia, Pennelli, Lucas Ataíde Ávila, Paulo Vítor Muniz, Eduardo Miguel Marques, Ariadne Sampaio Toledo, Luana de Almeida Marinho, Sofia dos Anjos, Beatriz Cavalcanti, Rômulo Martins Santos, Lucas de Lima Vasconcelos, Márcio Virgílio Ferraz, José Bandeira Neto, Gustavo Araújo, Andressa de Melo Guedes, Carlos Sérgio Sampaio Almeida, Everton Lopes, Letícia Pennelli, Lucas Ataíde Ávila, Paulo Muniz, Eduardo Miguel Marques.