CESMAC realiza mais uma etapa do projeto Cor na Comunidade
A Sala Invertida 1 do Centro Universitário CESMAC recebeu, na tarde de 31 de julho, discentes, docentes e integrantes da Casas Jardim, para escolher o melhor projeto para pintar as casas no entorno da IES. O coordenador geral de Extensão, Prof. Dr. Rodrigo Guimarães iniciou o encontro dando boas-vindas aos presentes e dizendo “que possibilitar valoração às formas edificadas é muito importante, com diferentes manifestações artístico-culturais, tornando assim, as habitações de interesse social parte integrante do patrimônio regional e da nossa cidade de Maceió. Com a participação ativa dos acadêmicos do CESMAC e artistas da comunidade geral. Esse é parte do objetivo desse nosso encontro hoje”.
Vice-Reitor Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, acolheu os presentes com palavras de estímulo, “ Luís Antônio Jardim, Marcos Silveira (gerente de marketing), Ronilda Renier (gerente de loja), estão conosco neste projeto, acreditaram e nós estamos com muita esperança de ver um grande projeto levado, não apenas aqui para Alagoas, mas para outros lugares do país, outros encontros. Já ganhamos vários prêmios e eu tenho certeza de que esse projeto é tão bonito que ele vai ganhar muitos prêmios na nossa instituição ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior), nas instituições comunitárias e em outras instituições. Efetivamente é a interação entre a universidade e a comunidade. A universidade não pode ficar longe da comunidade e as empresas também não. Antônio Jardim é um empresário que tem uma visão social extraordinária, senso de responsabilidade social e nós ficamos muito felizes que ele tenha adotado esse projeto. Vamos colocar cor e beleza na nossa comunidade. Vocês, alunos e professores são os grandes agentes desse projeto ao lado do Antônio Jardim. Estamos fazendo o papel da universidade: desenvolver a comunidade, a cidade, as pessoas. É muito importante que as pessoas amem o seu lugar, para isso é preciso que esteja bonito, colorido”, concluiu o Vice-Reitor.
Logo após, o empresário Dr. Antônio Jardim falou da importância da cor na vida das pessoas. A cor está ligada ao bem-estar. “Não vamos trabalhar só com cores, vamos trabalhar com bem-estar. Quando a comunidade está limpa, organizada, há uma tendência das pessoas seguirem por esse caminho. A cor traz a sensação de bem-estar e organização, de limpeza, a impressão de que há zelo, cuidado com aquilo. Quando a gente parte para um projeto assim, muito mais do que dar uma sensação visual, de estética, a gente está agindo na área comportamental.
As equipes, 25 no total, receberam o mesmo esboço do entorno em preto e branco. Cada uma usou da criatividade e dos ensinamentos da Arquitetura e Urbanismo, para fazer sua versão do projeto. O escolhido será executado na comunidade.
“Essa é uma etapa do projeto Intervenções Urbanas do Polígono CESMAC, onde concorremos e conseguimos tinta para pintar 43 casas da comunidade no entorno da IES. Agora nós estamos concorrendo ao Tudo de Cor, concurso das Tintas Coral, para pintar toda a comunidade. A ideia é revitalizar, trazer pertencimento, conseguir mudar efetivamente através da cor a vida dessas pessoas do entorno do CESMAC. Hoje, esse projeto ganhou um espaço diferenciado na instituição e ele não só é um projeto de extensão, como também um projeto inovador do curso de Arquitetura. Tivemos uma oficina com profissionais da Casas Jardim, Dr. Luís Antônio, dono das Casas Jardim, onde foram elaboradas propostas para pintar essa comunidade. A proposta vencedora, mais adequada e mais bonita, será executada na comunidade. Alunos de diferentes períodos do curso de Arquitetura, assim como pessoas que tem afinidade com cor e desenho, mas são de outros cursos, também participaram”, afirmou Profa. Ma. Morgana Medeiros, coordenadora do Projeto juntamente com Profa. Ma. Carol Gusmão.