Egressa de Farmácia Cesmac é aprovada no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas UFAL
A aprovação de egressa Amanda Shirlley Lima Santos no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), reflete a qualidade da formação no curso de graduação em Farmácia do Centro Universitário Cesmac.
Amanda apresentou o trabalho de conclusão de curso (TCC), intitulado “Atividade antibacteriana “in vitro” de extratos hidroalcoólicos de própolis vermelha comercializados no Estado de Alagoas”, juntamente com a dupla Samara Nayane Brandão da Silva. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Camila Calado de Vasconcelos e co-orientado pela Profa. Ma. Flavia Scigliano Dabbur.
“A egressa sempre foi muito dedicada e proativa. Buscava participar das atividades que o curso proporcionava desde os períodos iniciais e isso fez com que seu currículo atendesse às necessidades de aprovação de um mestrado. O resultado nos enche de orgulho e consolida ainda mais os diferenciais que o curso de Farmácia da nossa Instituição proporciona ao graduando”, ressalta a orientadora.
De acordo com Amanda Santos, a graduação deu oportunidade de participar de projeto de pesquisa, apresentação de trabalhos em congressos nacionais e regionais, como também da monitoria da disciplina de Química Farmacêutica I, o que fez diferencial na minha formação. “Esses processos foram fundamentais para meu crescimento científico. Foram a minha inspiração também para querer entrar no mestrado e ter a oportunidade de buscar mais conhecimento, e de quem sabe lecionar. Sempre foi meu objetivo conseguir voos maiores, e durante a graduação tive alguns professores que me inspiraram a isto, em especial a Camila Calado e Flavia Dabbur, que foram as minhas orientadoras no TCC, que possibilitou aprovação no mestrado, além da análise curricular, que foi construída durante o curso”, detalha a egressa.
Profa. Dra. Camila Calado de Vasconcelos (orientadora); Amanda Shirlley Lima Santos (egressa) e Profa. Ma. Flavia Dabbur (co-orientado) – Da esquerda para direita
A Farmacêutica disse ainda que “tudo isso foi fundamental para a aprovação do mestrado. Estou extremamente feliz com o resultado, tudo o que vivenciei durante a graduação contribuiu de maneira significativa para minha conquista. Esse sempre foi meu maior objetivo quando conclui a faculdade, e para isso tive apoio tanto da minha família e amigos, quanto das minhas professoras”, ressalta.
Para a co-orientado pela Profa. Ma. Flavia Dabbur, “é muito gratificante esse resultado e mais do que a aluna entrar no mestrado, foi conseguir a aprovação com base na pesquisa do TCC. Para nós que orientamos e pensamos é muito gratificante e recebemos isso como uma forma de reconhecimento de que estamos no caminho certo”, concluiu a docente.