Turma Internato 2021.2 Medicina Cesmac participa de Capacitação em Biossegurança com a CBIOSS

As medidas de biossegurança devem ser implementadas pelos profissionais de saúde no intuito de eliminar ou reduzir os riscos, em especial, de transmissão de agentes patogênicos. Com base nessa importância, o curso de Medicina do Cesmac possibilitou importante Capacitação em Biossegurança para os acadêmicos da graduação, que estão ingressando na turma do Internato 2021.2. O conteúdo foi repassado por meio da Comissão de Biossegurança e Sustentabilidade do Cesmac (CBIOSS), visando reforçar medidas e cuidados necessários para prestação de uma assistência segura, principalmente em tempos de pandemia.

O tema sobre “Normas e Medidas de Biossegurança”, foi repassado pela Profa. Dra. Cássia Ribeiro – Presidente da Comissão de Biossegurança. Já o assunto sobre “Equipamentos de Biossegurança – tipos, paramentação, desparamentação e cuidados”, foi abordado pela Profa. Dra.  Alda Almeida, docente do curso de Medicina e representante da graduação na CCBIOS Cesmac.

A capacitação contou com a presença da Coordenadora Acadêmica do curso de Medicina – Dra. Ivonilda Maia; Coordenador do Internato – Prof. Rogério Barboza; e a Pedagoga Elisângela de Jesus – representando o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) do curso de Medicina.
Sobre a CBIOSS

A Comissão de Biossegurança do Centro Universitário Cesmac, foi criada em 2006, tendo como objetivos normatizar e supervisionar os cuidados de biossegurança das clínicas e laboratórios, desenvolvendo atividades que visem identificar, prevenir, controlar e minimizar os riscos que venham a comprometer a saúde da comunidade acadêmica (discentes, docentes e funcionários), e na ocorrência de acidentes providenciar acolhimento e acompanhamentos adequados, além de elaborar e coordenar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, ampliando ações de preservação ambiental.