Professor de Educação Física Cesmac representa Alagoas no Guia de Atividade Física do Ministério da Saúde
O Guia de Atividade Física para a População Brasileira, documento que traz as primeiras recomendações oficiais do Ministério da Saúde sobre a prática de atividade física para que a população tenha uma vida ativa, destacando a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida, tem a participação do Prof. Dr. Gerfeson Mendonça, docente do curso de Educação Física do Cesmac e que também integra a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), único alagoano na elaboração do documento. A produção se torna ainda mais importante por conta da pandemia de Covid-19.
O documento foi construído em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, sob coordenação geral do Prof. Dr. Pedro Curi Hallal, que reuniu um corpo de 70 pesquisadores da área da atividade física relacionada à saúde, além da equipe técnico do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O processo de construção do Guia ocorreu por meio de criteriosa revisão sistemática da literatura científica, escutas a setores e instituições, especialistas, população e consulta pública.
O principal papel do Guia é trazer à população brasileira, em linguagem acessível, informações sobre a importância e benefícios associados à atividade física para saúde e qualidade de vida. Assim como orientações pertinentes sobre conceitos e terminologias da área, os principais domínios, tipos, frequências, intensidades e durações da prática de atividade física necessários para a saúde, abordados em todos os ciclos de vida – crianças, adolescentes, adultos e idosos, – em algumas condições – gestantes e pessoas com deficiência –, além do destaque para a Educação Física Escolar.
Sobre a participação único alagoano
O Prof. Dr. Gerfeson Mendonça, docente do curso de Educação Física do Cesmac e que também integra a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), iniciou a participação no Guia a partir do edital, que selecionou pesquisadores para atuação na elaboração do texto do documento, na condição de componente dos Grupos de Trabalhos (GTs).
O Guia foi composto de oito GTs, criados de acordo com as temáticas dos capítulos, incluindo: conceitos relacionados à atividade física; crianças até 5 anos; crianças e jovens de 6 a 17 anos; adultos; idosos; educação física escolar; gestantes e pessoas com deficiência. Dessa forma, cada Grupo foi composto por um coordenador, seis ou sete integrantes pesquisadores, um membro do comitê científico e um técnico do Ministério da Saúde. Por cinco meses foram realizadas reuniões remotas semanais em cada GT e do Comitê Científico, onde foram definidos e deliberados os processos de escrita do Guia.
Gerfeson Mendonça é Doutor e Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, Especialista em Epidemiologia no Serviço da Saúde pelo Centro Universitário Cesmac e Graduação em Educação Física pelo Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas – IBESA. Atualmente é professor titular do Cesmac e pesquisador na linha da Epidemiologia da Atividade Física e do Comportamento Sedentário em adolescentes e docência na área de Atividade Física e Saúde, Estatística aplicada ao campo da saúde e áreas correlatas na Saúde Pública.
O Profissional de Educação Física fala sobre algumas especificidades do processo: “Particularmente integrei o GT Domínios (Grupo de Trabalho Domínios de Prática de Atividade Física), o qual foi responsável pela elaboração do texto do primeiro capítulo do Guia denominado Entendendo a Atividade Física. Esse capítulo foi construído a partir dos conhecimentos dos pesquisadores, de pesquisas, de momentos de escuta a especialistas da área, da realização de revisões sistemáticas da literatura e da consulta pública. Teve como objetivo principal analisar a validade e clareza dos conceitos e terminologias que nortearam a elaboração do Guia como um todo, com o intuito de trazer e elucidar os conceitos técnico científico e popular (linguagem de fácil compreensão e acessível à população) a serem enviados ao Ministério da Saúde e, posteriormente, apresentados no Guia de Atividade Física”, detalha o docente.
“Sinto-me muito agradecido pela oportunidade de participar desse momento histórico da Educação Física e da área da Atividade Física e Saúde no país. Representar Alagoas, o Centro Universitário Cesmac e a UFAL na elaboração do 1º Guia de Atividade Física para a População Brasileira definitivamente é algo muito marcante na vida profissional de todo pesquisador. Espero que a população brasileira e, especialmente, a alagoana consumam as informações contidas no Guia e que incorpore suas recomendações de práticas em seu dia a dia e cada vez mais seja fisicamente ativa”, agradece e incentiva o pesquisador.
Além do docente a Equipe Técnica – GT Domínios de Atividade Física também teve os seguintes integrantes: Profa. Dra. Tânia Benedetti – Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC – Coordenadora do Grupo de Trabalho Domínios; Prof. Dr. Leandro Garcia – Queen’s University Belfast / UK – Comissão Científica; Profa. Ma. Sofia Wolker Manta – Representante do Ministério da Saúde; Profa. Dra. Camila Bosquiero Papini – Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM; Prof. Dr. Fernando Lopes e Silva-Júnior – Universidade Federal do Piauí/UFPI; Profa. Dra. Inês Amanda Streit – Universidade Federal do Amazonas/UFAM; Profa. Dra. Lucélia Justino Borges – Universidade Federal do Paraná/UFPR; Profa. Dra. Maria Angélica Binotto – Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO; e ainda Profa. Ma. Marina Christofoletti dos Santos – Pesquisadora do PPGEF da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.