A programação para marcar o Dia do Folclore, celebrado hoje (22), vai estar acontecendo nesta manhã na unidade do Cesmac em Marechal Deodoro, onde funciona a Clínica Escola de Medicina Veterinária e também em Maceió, na Ação Cultural realizada pela Extensão Universitária, do cortejo com o Bumba Meu Boi Fênix. A atividade já começou em Marechal no início desta manhã, e em Maceió, será partir das 11h30, com concentração em frente à Reitoria para cortejo cultural também trazendo o Bumba Meu Boi Fênix em direção ao Campus I, onde acontece uma apresentação na área de convivência externa na entrada da unidade.
De acordo com o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, Coordenador Geral de Extensão Universitária, “a ação também envolve a comunidade, com equipe de jovens acompanhando e tocando durante o cortejo. A extensão também trabalha a difusão cultural, principalmente nos grupos folclóricos voltados para nossa região e para o estado de Alagoas. O Bumba Meu Boi é um grupo folclórico de tradição alagoana e o Cesmac não poderia deixar de incentivar essa difusão cultural para nossa comunidade acadêmica, despertando cada vez mais a valorização dos grupos folclóricos que dão identidade ao nosso povo, que zelam pela história da nossa gente e da cultura popular da nossa terra”, destaca.
Dia do Folclore
O Dia do Folclore Brasileiro foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país. O dia 22 de agosto se refere à primeira vez em que a palavra folclore foi utilizada para fazer referência aos costumes de um povo. Isso aconteceu em 1846, quando o folclorista britânico William John Thoms (1803-1885) uniu as palavras folk, que significa “povo”, e lore, que significa “conhecimento”. A data foi instituída no Brasil em 1965 através do Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965.