LAPP do curso de Farmácia Cesmac promove palestra com a infectologista Dra. Luciana Maria Pacheco

A Liga Acadêmica de Parasitologia e Patologia (LAPP), do curso de Farmácia do Cesmac, promove, amanhã, dia 23, a partir das 17h, no auditório João Sampaio – Campus I, a palestra sobre “Atualizações sobre Monkeypox”. Quem vai debater o importante tema é a médica Dra. Luciana Maria de Medeiros Pacheco.
A palestrante é referência em Infectologia no estado de Alagoas, sendo inúmeras vezes consultada sobre assuntos na área, além de ser fonte permanente para toda a imprensa alagoana, quando se trata de qualquer assunto relacionado com as doenças infectocontagiosas. A programação vai tratar sobre a conduta do farmacêutico no atendimento de casos suspeitos, conceito da doença, identificação de casos, sintomas e características das lesões. Monkeypox (MPX), também conhecida como varíola dos macacos é uma doença causada pelo vírus Monkeypox (MPXV). O nome deriva da espécie em que a doença foi inicialmente descrita no ano de 1958 e trata-se de uma doença zoonótica viral.

A transmissão do vírus para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou do humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus. A Monkeypox é comumente encontrada nas florestas tropicais da África, principalmente na África Ocidental e Central, contudo, pessoas com a doença são ocasionalmente identificadas fora desta região, normalmente casos relacionados a viagens para áreas onde a doença é endêmica.
No entanto a doença se disseminou em todo mundo já atingindo neste ano 20.637 pessoas em 77 países. Por este motivo foi considerada uma emergência de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde – OMS. No Brasil o Ministério da Saúde (MS) instalou a Sala de Situação para monitorar as notificações, elaborar documentos técnicos e outras atividades relacionadas ao tema. O MS também optou por não denominar a doença no Brasil como varíola dos macacos.