O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), do curso de Direito do realizou, na noite de ontem (12), pela Plataforma Teams, um curso sobre Mediação Comunitária: enfrentamento à violência doméstica em Alagoas. A iniciativa foi voltada para a equipe que atua no Centro de Defesa dos Direitos da Mulher em Alagoas (CDDM/AL) e para os integrantes da Liga Acadêmica de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Extrajudiciais e Autocompositivos (LASCEJUC).
O objetivo foi refletir sobre questões que envolvem a cultura de composição dos conflitos sob a perspectiva da mediação comunitária, uma prática de grande relevância no tratamento consensual dos embates e prevenção da violência, numa abordagem que se apresenta a partir da contextualização da violência doméstica em Alagoas.
A coordenação do curso ficou por conta da Profa. Sônia Maria Albuquerque Soares –Coordenadora do CEJUSC/Cesmac e do Centro de Conciliação e Mediação Escolar e Comunitária, Vice- Coordenadora da LASCEJUC e Professora Universitária; além da Profa. Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro – Coordenadora da LASCEJUC, Conciliadora do CEJUSC/Cesmac, Advogada e Professora Universitária.
Profa. Sônia Maria Albuquerque Soares –Coordenadora do CEJUSC
Profa. Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro – Coordenadora da LASCEJUC, Conciliadora do CEJUSC/Cesmac
O conteúdo do curso foi passado pelos professores palestrantes: Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas – Juíza Coordenadora do CEJUSC/Cesmac e do Centro de Conciliação e Mediação Escolar e Comunitária do TJ/AL, Coordenadora do Núcleo de Promoção da Filiação e Professora Universitária; Anne Caroline Fidelis – Advogada, Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM/AL e Professora Universitária, e ainda Josimea de Barros Pino Souza – Supervisora de Estágio no Centro de Conciliação e Mediação Escolar e Comunitário do Cesmac, Professora Universitária e Psicóloga.
Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas – Juíza Coordenadora do CEJUSC/Cesmac e do Centro de Conciliação e Mediação Escolar e Comunitária do TJ/AL
Anne Caroline Fidelis – Advogada, Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM/AL