Cesmac é destaque nacional com projeto sobre Câncer de Boca

Projeto de Extensão do Cesmac intitulado “Busca Ativa de Lesões em Boca nas Aldeias Indígenas- AL” recebeu, na noite de ontem, 07, o título de melhor do Brasil. A premiação aconteceu durante 42º Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral, que acontece até hoje em Manaus – Amazonas.

A realização é da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O trabalho odontológico desenvolvido por professores e estudantes do Cesmac, fundamenta-se em respeito às tradições e aos costumes tribais; não interferência na vida da aldeia, implantação de serviços preventivos e curativos e ênfase na integração com a equipe prestadora de serviços às populações indígenas.

As atividades extensionistas realizadas nas comunidades indígenas foram associadas aos conteúdos das disciplinas e das atividades da graduação e repercutiram positivamente sobre os processos de ensino e aprendizagem.

Além disso, também colaboraram para a formação profissional dos universitários, respeitando as condições culturais, práticas e saberes das populações indígenas sobre o câncer de boca, lesões cancerizáveis, autoexame da cavidade bucal e manutenção da saúde bucal.

O trabalho foi desenvolvido pelas professoras: Áurea Valéria de Melo Franco, Fernanda Braga Peixoto, Sonia Maria Soares Ferreira, Camila Maria Beder Ribeiro e Vanessa de Carla Batista.

Além disso, também teve a participação dos estudantes do curso de Odontologia: Evellyne Pereira Cavalcante, Anne Carolinne A de Vasconcellos Costa, Victor Cavalcante Maiorano, Jéssica Augusta Paula dos Santos, Evalanne Pessoa Tenório, Hudson Melo, Clesiane Fonseca da Silva, Eliana Vilela Rocha Alves, José Rafael Soares, Luciano Nogueira e Renata Porto Cabús.

A premiação foi recebida pelos egressos da graduação Matheus Lima e Catarina Alair, que participam do evento com apresentação de trabalho em formato de banner. Outras informações sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido nesta área pelos telefones: 3215-5031 e 9 9149-7345.

Clique aqui e confira o vídeo na íntegra.