O Centro Universitário CESMAC participou das comemorações dos 382 anos de elevação de Penedo à categoria de Vila. Na noite da última sexta-feira, 20, na Fundação Casa do Penedo, foi realizada edição especial do projeto Chá de Memória, coordenado pelo Gabinete Civil e o Arquivo Público de Alagoas.
Diante de um auditório lotado de dezenas de estudantes do município às margens do Rio São Francisco, o historiador e vice-reitor do CESMAC, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, ressaltou a importância de Penedo no processo da emancipação política de Alagoas, em 1817, com a expulsão dos holandeses do Forte de Penedo.
Na palestra, ele destacou o protagonismo do município na história nacional do Brasil a partir de pesquisas em documentos históricos e o legado cultural fruto de uma trajetória enraizada pela presença dos portugueses, holandeses, escravos, quilombolas, além da marca dos religiosos e da arquitetura. “Penedo abraçou todos os povos e culturas. Essa é outra importante e marcante característica do povo penedense”.
A primeira edição do Chá de Memória em Penedo também evidenciou o impressionante trabalho da Fundação Casa do Penedo no resgate e preservação da história e da cultura não só da cidade, mas da região do Baixo São Francisco. Além de impressionante e valioso acervo bibliográfico, o espaço ainda oferece biblioteca, auditório, anfiteatro e um memorial com o panorama econômico, político e cultural da região.