CESMAC Sedia Abertura do 1º Congresso Brasileiro da Independência Química

No dia 13 de novembro, o auditório do Centro Universitário CESMAC foi palco da abertura do 1º Congresso Brasileiro da Independência Química, evento que visa ampliar o debate sobre questões relacionadas à dependência química. Com programação que se estende até o dia 14, o congresso reúne especialistas nacionais e internacionais, incluindo o psiquiatra indiano Bharat Bhushan, que apresentará um vídeo sobre os desafios da saúde mental entre crianças na Índia, abordando temas como o “Tus entre crianças na Índia” e “Sud Among Children Índia”.
A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes organizadores e líderes da área, incluindo o reitor do CESMAC, João Sampaio; o vice-reitor, professor Douglas Apratto; Renata Brunelli, presidente da FEBRACI (Federação Brasileira das Clínicas Especializadas em Dependência Química); e Roberto Brunelli, fundador da Federação. Também marcaram presença o coordenador médico do INDEP, Urânio Ferro, e a presidente da ABEAD (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas), Selene Barreto. A palestra de abertura foi proferida pelo psiquiatra Dr. Sérgio Paula Ramos, que trouxe à tona o tema polêmico “Maconha, vamos liberar?”, promovendo reflexões e discussões sobre o uso recreativo da substância.
Em seguida, o Dr. Luiz Carlos Coronel falou sobre o impacto da dependência química na vida do paciente e de seus familiares, explorando a complexidade da doença. A palestra de encerramento do primeiro dia ficou por conta do Dr. Ronaldo Laranjeira, psiquiatra e PhD, que abordou o tema “Internação Involuntária” com comentários do Dr. Urânio Paiva Ferro, aprofundando o debate sobre a importância e a ética desse tipo de tratamento. O evento contou ainda com uma apresentação cultural, promovendo integração e acolhimento entre os participantes.