A precariedade de recurso materiais e humanos na implantação de espaços para atuação em bancos de leite maternos é uma realidade em Alagoas. É nesse contexto que se deve levar em consideração que a garantia do acesso do direito da criança ao aleitamento materno é dever não apenas do Estado, mas de toda a sociedade, para contribuir com a mudança dessa realidade, cabendo à Universidade um importante papel nessa empreitada.
Diante do debate, o curso de Direito do Centro Universitário Cesmac está desenvolvendo um Projeto de Extensão Universitária, com o objetivo de contribuir para a garantia do direito constitucional ao aleitamento materno, pelo diálogo entre acadêmicos da Instituição e a comunidade, levando em consideração ações desenvolvidas para o fortalecimento da cidadania e da solidariedade como fundamentos para a saúde de crianças recém-nascidas.
O processo pode acontecer com a participação do corpo docente e discente interagindo com a comunidade, atuando em questões prioritárias, contribuindo para que os futuros profissionais desenvolvam uma consciência crítica em relação à realidade na qual irão atuar e assumam um compromisso com a garantia de direitos de grupos sensíveis.
“Nessa perspectiva, é fundamental o esclarecimento da população sobre a importância do aleitamento materno, neste campo de atuação, cabendo aos acadêmicos do Cesmac a oportunidade de levar sua colaboração, visando conscientizar e prevenir a respeito da preservação do direito à saúde e se tornando multiplicadores da conscientização a respeito da doação de leite materno, considerando-a como instrumento capaz de mudanças de condutas”, destaca a Professora Orientadora – Sônia Maria Albuquerque Soares.
Também integram a equipe de pesquisadores:
Professora Coorientadora – Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro
Professora Colaboradora – Marília Cerqueira
Tem ainda as alunas Extensionistas:
Martha Paulino de Barros – 5º Período Noturno
Monique Campos Farias da Silva – 9º Período Vespertino
Beatriz Amália Borges Fonseca – 4º Período Matutino
Renata Victória Barbosa de Lima – 5º Período Noturno