Conversa sobre “Formação do Médico no Brasil: Desafios e Perspectivas” marca Dia do Médico no CESMAC

A “Formação do Médico no Brasil: Desafios e Perspectivas” foi o tema de uma conversa realizada pelo Centro Universitário CESMAC para celebra a data de hoje, 18, na passagem do “Dia do Médico. O momento contou com a participação dos futuros médicos e acadêmicos do curso de Medicina, além de gestores, coordenadores e docentes em geral.
O assunto foi muito bem abordado pela doutora em Saúde Pública Iara de Xavier. A convidada é professora aposentada da universidade de Brasília – UNB, participa de eventos nacionais e internacionais como conferencistas. É ainda palestrante e debatedora, além de integrar como membro titular os conselhos editoriais de publicações científicas. Foi também diretora de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP de 2004 a 2007, coordenando nacionalmente os três primeiros Exames Nacionais de Desempenho dos Estudantes – ENADE.

Iara falou sobre os desafios da formação em medicina, como o processo vem sendo visto pelo Ministério da Educação – MEC e qual o perfil do egresso esperado pelo órgão. Outro ponto importante e chamado atenção pela convidada incluiu uma formação cada vez mais humanista e cidadã, voltando o olhar efetivo para o lugar do outro. Falou também sobre os desafios e a inovação do CESMAC em trazer o curso de Medicina para Alagoas. O encontro contou inda com a presença do reitor Dr. João Rodrigues Sampaio Filho e do vice-reitor Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, além de pró-reitores de graduação, além dos coordenadores adjuntos da graduação professores Marcos Leal e Ivonilda Maia.
 
Medicina no CESMAC
O curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac tem como objetivo a assistência à saúde do ser humano, na sua integridade biológica e psicossocial. O estudante de Medicina da Instituição adquire conhecimentos fundamentais nas áreas de cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica, saúde coletiva e saúde mental, tornando-se competente para prestar assistência médica de qualidade, atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças, na recuperação e reabilitação dos doentes.
A formação contempla o exercício profissional dentro de princípios éticos e humanistas, norteada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN 2014): atenção a saúde; educação para a saúde e gestão em saúde. Propiciando as habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe, essenciais para um desempenho profissional de qualidade em nível individual e social. Outras informações no https://www.cesmac.edu.br/graduacao/medicina. O Vestibular CESMAC para 2020 segue com inscrições abertas até 14 de novembro. Informações no https://www.cesmac.edu.br/vestibular/medicina .