Durante a manhã dessa segunda-feira, 23/11, na sala da pós 5 do Campus I, foi promovido um debate sobre o papel das entidades que representam os enfermeiros, tais como a Associação de Brasileira de Enfermagem (ABEN), representada pela professora Amanda Macedo que faz parte da coordenação do curso de Enfermagem no Cesmac, Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (Sineal), representado por Jairan de Souza, professora Elce Guedes , diretora do Sindicato dos enfermeiros, enfermeira Niedja Cavalcante ( Sineal) e professora Zandra Maria Cardoso Candiotti, presidente do Coren.
A iniciativa partiu da professora de enfermagem, Ana Maria Vieira de Almeida, e a participação foi basicamente do 3º período. Assuntos como piso salarial, plano de cargos e salários e outros tópicos foram colocados em pauta, como a jornada de trabalho de 30 horas e o piso salarial. Os estudantes, em sua maioria, atentaram para o fato de ter que se inteirar dos assuntos referentes à sua profissão.
Foi citada a pioneira a professora Noraci Pedrosa Moreira, especialista na área sanitária que foi uma liderança e teve um papel de grande importância na formação profissional na área de enfermagem no estado de Alagoas. Já na década de 1980 demonstrava grande preocupação com as epidemias de doenças negligenciadas como hanseníase e tuberculose. Foi uma grande gestora, delegada federal de saúde, membro da primeira diretoria do sindicato dos Enfermeiros de Alagoas e da Diretoria do Conselho Estadual da Mulher em Alagoas.