Cesmac está engajado na luta com o Zika Vírus

Estudantes e professores dos cursos de Farmácia e Biomedicina do Centro Universitário CESMAC estão engajados no combate as doenças provocadas pelo Zika Vírus. Nesta terça-feira, 24, eles realizaram o “Dia Z da Zica”, com coleta de sangue para o mapeamento sorológico. A ação é realizada em parceria com o Laboratório Central de Alagoas (Lacen), responsável pela análise e o envio dos resultados.
A coleta aconteceu no Campus I – Professor Eduardo Almeida, na rua Cônego Machado, no bairro do Farol, sendo direcionada para gestantes e seus parceiros, mulheres que desejam engravidar, acadêmicos e docentes da área de saúde do Cesmac, além das pessoas que queiram conhecer seu status sorológico.
A coordenadora do curso de Farmácia, professora Valéria Lopes, explica que além de levantar o perfil sorológico dos alagoanos e da comunidade acadêmica, a ação tem grande foco em um diagnóstico precoce, além promover ações para o controle da doença. “Nossa preocupação também é com as alunas grávidas e em idade fértil, que são mais suscetíveis ao vírus”.
Segundo a professora Chiara Marinho, coordenadora do curso de Biomedicina o trabalho é focado na prevenção e conta com a divisão de equipes, colocando o graduando para vivenciar essa realidade em saúde. “Além de ser uma ação extremamente importante para a promoção da saúde dos alagoanos, também possibilita aprendizado efetivo para os futuros biomédicos e farmacêuticos”.
Jair Faé, professor de estágio em Bioquímica e Clínica dos cursos de Farmácia e Biomedicina, além de assessor técnico da biologia médica do Lacen, explicou que em 2015 e 2016 houve epidemia de Zika e Chikungunya. “Depois esse processo ficou silencioso em 2017 e nós não conseguimos entender o motivo dessa mudança do ponto de vista epidemiológico. Os dados preliminares indicam que aproximadamente 40% estão dando reagentes, demonstrando que muitas pessoas tiveram Zika e não souberam. Isso porque em 80% dos casos ela pode ficar assintomática”.
A ação de mapeamento sorológico acontece até o dia 30 deste mês com a coleta sendo realizada na sede do próprio Lacen, localizado na rua Doutor Ernesto Gomes Maranhão, 1773, bairro da Jatiúca. Outras informações pelo telefone: (82) 3315-2708.