Documentário e livro registram expedição no Rio São Francisco

O vice-reitor do Centro Universitário CESMAC, Prof. Dr. Douglas Apratto, participou na noite da sexta-feira, 27, do lançamento do documentário e do livro “Navegar é Preciso – Na Rota dos 200 Anos”. A cerimônia aconteceu na Museu Palácio Floriano Peixoto, antiga sede do governo de Alagoas, e contou com a participação do governador Renan Filho, secretários de Estado, políticos, pesquisadores e artistas.
O livro, de autoria do jornalista Mário Lima, e o documentário, assinado pelo cineasta Charles Northrup, registram a expedição organizada pelo Governo de Alagoas, entre os dias 14 e 15 de setembro de 2017, que percorreu cerca de 100km do Rio São Francisco, saindo de Piranhas e chegando em Penedo. A viagem fez parte da programação do Bicentenário de Alagoas.
A convite do governador, o vice-reitor do CESMAC falou sobre a importância da preservação do Rio da Integração Nacional e o engajamento político em defesa dessa causa tão nobre e necessária. “A boa política serve para trazer benefícios à sociedade, para melhorar a vida do povo, para fazer as pessoas felizes”.
Ele ainda ressaltou o papel histórico, social e econômico do Velho Chico. Segundo ele, suas margens carregam as marcas da presença indígena, negra, do cangaço e de povos europeus como os franceses, holandeses e portugueses. “As águas do São Francisco foram fundamentais para a formação da identidade do povo brasileiro”.
Douglas Apratto e a museóloga Cármen Lúcia Dantas, que também estava presente no lançamento, são autores de dois livros sobre o tema: “Rio São Francisco – Um Ninho de Culturas” (Edufal, 2010) e “Rio São Francisco das Alagoas: histórias, lendas, terra e gente”, lançado em 2011 pela Editora do Senado Federal.