O Núcleo de Pesquisa em Antropologia Jurídica do curso de Direito do Cesmac, realiza o “I Encontro Multidisciplinar de Discussões sobre Questões Etnicorraciais”. O evento acontece hoje, 12, e amanhã, 13, a partir das 18h, no Auditório e Cinemateca Elinaldo Barro, localizado no Campus IV – Professor Elias Passos Tenório, Rua: Ângelo Neto, S/N, Farol.
A iniciativa, que tem o formato de roda de conversa, nasceu da análise sobre a emergência da questão étnico-racial nos espaços acadêmicos nacionais e internacionais. Para isso, o núcleo propõe um espaço de discussão sobre a temática afro-brasileira.
O evento acontece às vésperas da Semana da Consciência Negra com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a possibilidade de diálogo entre diversos campos dos saberes, pontos de vista e respeito às diferenças.
Participam do debate os convidados:
- Adriano Trajano – mestre em Ciências da Religião e mestrando em História
- Marcos Robson Filho – especialista em Direito
- Carlos Eduardo Fonseca – mestrando de pós-graduação em Dinâmicas do Espaço Habitado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Ufal
- Aldo e Albertina – Associação da Comunidade Quilombola do Muquém
- Edmilson Veras – doutor em Ciências Econômicas pela Universidade de Campinas – SP
- Clara Suassuna – mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
- Fátima Viana – coordenadora do programa Mulheres Mil e membro do Comitê Impulsor da Marcha das Mulheres Negras – AL
- Zezito Araújo – mestre em História e pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB)
- Igbonan Rocha – cantor e compositor
- Desiree Poets – mestre em Política Econômica Pós-colonial e doutoranda em Política Internacional pela Universidade de Aberystwyth (Reino Unido).
O encontra traz ainda uma exposição sobre a historiadora, antropóloga e filósofa Lélia Gonzales, que foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU). Como ativista, foi uma das pioneiras do feminismo negro no Brasil e trabalhou para a análise dos preconceitos e desvantagens contra mulheres negras na sociedade.
O investimento para participação no evento é de R$ 20,00 (vinte reais) e 1 kg de alimento não perecível. O encontro tem o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG – Cesmac).
Serviço:
- O que: I Encontro Multidisciplinar de Discussões sobre Questões Etnicorraciais
- Quando: 12 e 13 de novembro, às 18h30
- Onde: Auditório e Cinemateca Elinaldo Barro, Campus IV – Professor Elias Passos Tenório, Rua: Ângelo Neto, S/N, Farol.
- Informações: 9 9608-3000 (Professora Alyshia Gomes – Curso de Direito)