A preocupação com a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social também fazem parte do processo de aprendizagem dos estudantes do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário CESMAC. Na disciplina Gestão Ambiental, ministrada pela professora Thassia Nascimento, eles escolhem uma instituição de caridade para compartilhar o conhecimento de reciclagem de materiais que seriam descartados.
O resultado dessa experiência se transforma em exposições com os trabalhos construídos coletivamente. A última mostra aconteceu na sexta-feira, dia 27, no pilotis do Campu II, e revelou a riqueza de possibilidades de transformar o que seria lixo em objetos práticos para o uso diário.
Na exposição foi possível ver a latas e pneus transformados em puffs e canteiros para plantas; papelão, tampas de garrafas e plástico em jogos como dama, escultura, embalagens para presentes, luminárias, porta-celular e canetas; canos de PVC foram reutilizados como abrigo para ferramentas, moldura para espelhos e suporte para celular e notebook.
Animado com o resultado das aulas práticas, o estudante João Victor, do 3º período de Engenharia Civil, ressaltou a rica experiência com as crianças do Centro Sócio Educativo Deus Proverá, no bairro do Jacintinho. “Utilizando objetos que seriam jogados no lixo construímos juntos muitos objetos novos e ainda uma área destinada a recriação. Isso nos faz repensar o hábito de sair jogando tudo no lixo depois do uso. Esses materiais podem receber outras formas e novas utilidades”.
A professora Thassia Nascimento, explica que as aulas de sustentabilidade estão baseadas em três pilares indissociáveis: o ambiental, o social e o econômico. O objetivo dessa ação é justamente fazer com que os estudantes vivenciem a experiência de transformar em prática esses conceitos a partir da vivência com outras pessoas e outras realidades”.