Estudantes de Nutrição promovem Feira de Agricultura Familiar

O Dia da Mundial da Alimentação foi comemorado no último dia 16 de outubro em mais de 150 países no mundo. A cada ano um tema é escolhido e, a partir dele, diversas atividades vão sendo realizadas ao redor do mundo.  O curso de Nutrição do Centro Universitário CESMAC, através do projeto de Extensão Nutrisaberes, promoveu no estacionamento do Campus I, uma feira da agricultura familiar composta de agricultores da Flor do Bosque.
Segundo a docente Isadora Bianco, “o objetivo foi promover o incentivo da compra de produtos agroecológicos acessíveis para consumo pela comunidade em geral e universitária, além disso mostrar a importância deste ato e intermediar a geração de renda de agricultores familiares do município de Messias e também valorizá-los”. A professora Isadora coordena o projeto extensionista Nutrisaberes.
A estudante Rita Tenório, do 3º período, participou da organização da feira e disse, “através das nossas pesquisas e ações, procuramos externar para comunidade acadêmica e geral, mais conhecimento acerca de uma alimentação mais saudável”, afirmou a discente.

A agricultura familiar que pauta pela sustentabilidade e é a chave para reduzir a fome e a pobreza, pois permite que o pequeno produtor tenha acesso a terra, água, mercados, tecnologias e créditos, o consumidor também é beneficiado pelo produto de qualidade livre de substâncias tóxicas e além disso, os benefícios não se limitam somente aos consumidores, se estendem para as áreas de cultivo, chamadas comumente de plantio ecologicamente correto.
O ano de 2019 a FAO celebra a promoção de uma alimentação saudável e sustentável disponível e acessível para todos onde a campanha é intitulada “Nossas ações são nosso futuro.