Professores e universitários do curso de Fisioterapia do Cesmac participaram da ação referente ao Dia Mundial do AVC, que acontece todo dia 29 de outubro. A iniciativa faz parte de uma série de atividades da Organização Mundial do Acidente Vascular Cerebral, convocando a todos para o enfrentamento do que já é considerada uma epidemia.
O Cesmac participou da chamada ‘Ação AVC Alagoas’, que aconteceu no Shopping Pátio Maceió. A equipe foi composta por universitários do 8º período da graduação, acompanhada dos professores José Erickson e Izabelle Quintiliano.
O grupo chamou a atenção para: fatores de risco, importância da prevenção, identificação dos sinais de alerta para um socorro eficaz e rápido, além de orientações sobre o papel da reabilitação fisioterapêutica, bem como os direitos dos sobreviventes do AVC.
De acordo com a professora Maria do Desterro, coordenadora do curso de Fisioterapia, “a iniciativa é de fundamental importância para esclarecer dúvidas e chamar a atenção para os riscos e cuidados que a população deve tomar. Além disso, mostra o imprescindível trabalho do fisioterapeuta nesse processo”, explicou a docente.
O que é AVC
O AVC (Acidente vascular cerebral) é a principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade em adultos, retirando do mercado de trabalho milhares de brasileiros. No processo ocorre interrupção do fluxo sanguíneo arterial cerebral causando lesão desse tecido, o que resulta em tipos diversos de perda de função a depender da região cerebral acometida. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Como reconhecer o AVC
- Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
- Confusão, alteração da fala ou compreensão;
- Alteração na visão (em um ou ambos os olhos)
- Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
- Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
(Informações da Associação Ação AVC)