Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica e Farmacologia promove imersão com palestra e roda de conversa sobre a área
A Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica e Farmacologia (LAAF), do curso de Farmácia do Cesmac, promoveu a I Imersão LAAF com a proposta de aprofundamento na temática de atuação clínica farmacêutica, seguimento que tem crescido como mercado de trabalho na perspectiva do cuidado centrado no paciente. O evento acontece no final do último mês, no formato virtual pela Plataforma do Youtube.
A programação contou com a palestra do Prof. Ms. Mário Rezende – farmacêutico clínico e mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). O convidado ampliou e inspirou a discussão com o tema: “Desvendando os Tesouros Farmacêuticos e saindo da Superficialidade”, descomplicando a Res CFF 585/13 como entusiasta e empreendedor no seguimento, conquistando destaque no cenário nacional.
Teve ainda uma roda de conversa incentivando a ampla troca de experiências, percepção do mercado nos cenários estadual e nacional e motivação para atuação clínica com as seguintes participações: Profa. Ma. Tatiane Epifânio Accioly Barros – representante da assistência farmacêutica comunitária e grupo técnico de estudos do Conselho Federal de Farmácia (CRF/AL); Esp. Liliane Sampaio – atua como farmacêutica do serviço municipal de saúde e Ma. Theolyta Santos – gerencia a farmácia clínica a nível hospitalar; com a mediação da Profa. Dra. Camila Calado de Vasconcelos – farmacêutica clínica e docente universitária.
Após a imersão, 32 alunos participaram da seletiva de ligantes representando diferentes instituições de ensino do estado: Cesmac, Ufal e Uninassau. A LAAF planeja nova imersão para o segundo semestre, segundo as coordenadoras Profa. Dra. Camila Calado de Vasconcelos e Profa. Ma. Tatiane E. Accioly Barros, considerando o alcance de mais de 100 inscritos e mais de 300 visualizações. “O evento possibilitou a participação de acadêmicos e profissionais e nos encoraja a avançarmos”.
A Diretoria e membros LAAFF protagonizaram o evento através da organização, mediação das palestras, além de exercitar habilidades como trabalho em equipe e proatividade, como descrevem os alunos:
“Este evento foi planejado e executado na intenção de virar a chave daqueles que ainda não se atentaram para a atuação clínica do farmacêutico. Nosso objetivo foi mostrar na prática que é possível utilizar o medicamento como ferramenta e não como produto final, no desígnio da prestação da assistência e do cuidado por meio dos serviços farmacêuticos. Outrossim, inspirar a todos como forma de movimento da valorização profissional e mudança de cenário”, destacou José Adenilson – Presidente LAAFF.
“A imersão para nós diretores da LAAFF foi desafiadora, mas também foi um momento inspirador. Nossas expectativas foram além do esperado e conseguimos atingir o que foi proposto: ‘desvendar os tesouros farmacêuticos e sair da superficialidade’, com isso, só temos a agradecer a todas as pessoas que participaram. Estamos ansiosos para mostrar nossos futuros projetos e juntos sair da caixinha”, declarou Vinicius Amorim – Vice-presidente.
“A imersão me fez perceber que não tem como fazer um bom atendimento farmacêutico sem uma importante aplicabilidade da educação em saúde, e que apesar das dificuldades haverá sempre alguma oportunidade de transformar um serviço público ou privado de más condições em um lugar acolhedor, com prestação de serviço de qualidade. Claro que isso depende do profissional que você escolhe ser. Mudar os meios, criar pontes, sair da zona de conforto e fazer acontecer. Como professor Mário disse: ‘Estalo’ que vai fazer toda a diferença”, ressaltou Nielly Ferreira – Diretora Financeira.
“Foi um momento único de muito aprendizado e superação. Tivemos uma excelente palestra, onde o professor Mário Rezende de forma brilhante nos apresentou a RDC 585/13 e suas particularidades sobre o farmacêutico e suas atribuições clínicas. Logo após, com a roda de conversa, tivemos a oportunidade de aprofundar nosso saber, vivenciando a prática em várias vertentes, nos mostrando que é possível colocar em prática a atividade clínica na Farmácia. Foi um Show de conhecimentos e vivências que nos fizeram repensar mais uma vez sobre o nosso papel na sociedade”, finalizou Geisa Luana- Secretária Geral.
Acompanhe as novidades sobre a área no Instagram @laaffcesmac.