No último sábado, 28, os alunos do curso Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Saúde Mental – Turmas: F, G e H do CESMAC, juntamente com o professor da disciplina de Psicologia Clínica e Hospitalização Infantil, Silvino Ferro, realizaram a atividade pedagógica Mesa Redonda: Saúde Mental na Infância. A iniciativa possibilitou o debate sobre a atuação do psicólogo, suas especificidades e estratégias terapêuticas no cenário alagoano. A ação aconteceu no Auditório do Íris II, localizado no Campus III – Padre Teófanes.
A atividade teve o objetivo de criar espaço para discutir a prática do profissional de psicologia e de que forma é possível contribuir com ações preventivas direcionadas à qualidade de vida mental na população infantil.
Para o Prof. Silvino Ferro, a saúde mental na infância, no que se refere às políticas públicas de saúde, tem um longo caminho a ser percorrido. “Precisamos desses momentos para trocar de ideias e discutir outras questões que são de extrema importância para o cuidado da saúde mental infantil. Resolvemos reunir no cenário de práticas psicológicas as diversas atuações profissionais como: jurídica, clínica, hospitalar e escolar, sob o olhar das políticas públicas de saúde”.
O tema foi trabalhado pelas psicólogas Silvana Paula Mendonça de Alcântara Lima, mestra em em Atenção Psicossocial na Infância e Adolescência; Marília de Albuquerque Torres, especialista em Psicologia Jurídica; Izabella Cristina Alcântara Duca Alencar, especialista em Psicologia Hospitalar; Lígia Ignez da Costa Visgueiro Cavalcante e a Neuropsicóloga Jéssica Calegari Alves.
Os professores Rogério Costa Ferro e Maria Natália Matias Rodrigues também participaram do momento. De acordo com a coordenadora das Pós-Graduações Lato Sensu, Juliana Pereira, o evento foi muito bem conduzido pelo Prof. Silvino Ferro.
“Todo esse processo é de grande importância e possibilita o reforço no aprendizado. A adesão ao lotar o auditório, mostra que momentos como esse, precisam ser incentivados para que se tornem práticas institucionais, pois são nossos alunos os maiores beneficiados com a transmissão diferenciada de conhecimentos, onde diversos profissionais estiveram ao mesmo tempo expondo suas ideias sobre um tema tão importante”.