Pesquisas no curso de Educação Física destacam terapia assistida por animais para crianças Autistas e pacientes oncológicos pediátricos

O curso de graduação em Educação Física do Cesmac, segue com intensa programação de atividades remotas e presenciais, com os devidos protocolos de segurança por conta da pandemia. A agenda conta também com apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s). Os temas são diversos e envolvem amplas áreas de atuação do Profissional de Educação Física, inclusive com práticas no Projeto Focinhos Terapeutas.
Um exemplo disso foi o TCC sobre “Influência da Terapia Assistida por Animais na Interação Social de Crianças Autistas”, desenvolvido pelo acadêmico Pedro Henrique Guirra Carlota, com a orientação da Profa. Ma. Maja Kraguljac.  Além da professora orientadora da pesquisa, a banca examinadora foi composta pelos professores mestres Claudeson Vilela de Oliveira e Dayse Cassia Alves Medeiros.

 

O objetivo do estudo foi verificar a influência da Terapia Assistida por Animais (TAA) na interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando alternativas complementares ao tratamento que incluem animais em um ambiente terapêutico. O foco é aumentar e melhorar a condição cognitiva e emocional do paciente. Com os dados obtidos e tabulados nos gráficos pode-se observar que as crianças com TEA tiveram uma boa evolução com a utilização da TAA, que pode ser usada para ajudar as crianças no aprendizado da comunicação, empatia e habilidades sociais.
Foi observado que os animais têm uma capacidade única de ajudar a focar a atenção de um indivíduo. Os resultados sugerem que a terapia assistida por animais incorporado no tratamento de crianças com TEA é uma área que merece mais pesquisas por existir um efeito benéfico observado na interação social durante as sessões.
Outro trabalho tratou sobre o tema “Percepção da Equipe Focinhos Terapeutas sobre Práticas Recreativas Assistidas por Animais em Pacientes Oncológicos Pediátricos”, também com orientação da Profa. Ma. Maja Kraguljac, foi desenvolvido pela acadêmica Beatriz Suzanne Cavalcanti.

As pessoas em tratamento de câncer passam por situações estressantes e isso tem estimulado iniciativas direcionadas às diversas alternativas em humanizar o tratamento, incluindo nesse processo as Intervenções Assistidas por Animais. Direcionado para esse caminho, o estudo objetivou verificar a percepção da equipe Focinhos Terapeutas sobre Práticas Recreativas Assistidas por Animais em pacientes oncológicos pediátricos.

A amostra foi constituída por 21 participantes da equipe que responderam ao questionário, referente aos dias de atividade que ocorrem no hospital. O estudo verificou que, na opinião da equipe questionada, as crianças gostaram de acariciar os cães terapeutas (81%- Bastante), aliviando o sofrimento momentâneo dos pacientes (76,2%- Bastante).

Além disso, foi observado que mais de 80% das respostas indicaram que nos dias de atividade houve descontração no local. Baseado no objetivo do trabalho, pôde-se concluir que os atendimentos trouxeram alegria e alívio no sofrimento momentâneo dos pacientes por meio do contato com os cães terapeutas. Acompanhe o curso de Educação Física do Cesmac no Instagram @cesmacedf.