A primeira reunião teve duas horas de duração e aconteceu no formato virtual no último sábado (30.01), com participação de mais de 120 pessoas, incluindo os professores orientadores do Cesmac e os alunos aprovados do processo seletivo de diversas instituições e diferentes cursos. O Projeto de Extensão do Cesmac “Educação em Ação: a Universidade vai à Escola” integra a Pró-Reitoria Acadêmica do Cesmac por meio da Coordenação Geral de Extensão.
Foram aprovados no processo seletivo 80 alunos das IES Cesmac, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Unit e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), dos cursos de Ciências Biológicas, Química, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Engenharia Civil, Direito, Biomedicina, Odontologia, Medicina, Farmácia e Medicina Veterinária, da capital e do interior do Estado.
“Foi uma reunião extremamente produtiva, onde todas etapas desse projeto de integração ensino superior e ensino básico foram repassadas para os alunos, além da agenda de ações que serão realizadas com escolas públicas do estado, e nesse momento mais voltada para os interiores. O grande diferencial é que os 80 alunos aprovados do processo de seleção são de vários municípios de Alagoas e de diferentes instituições de ensino superior, vão trabalhar na categoria voluntária, não vão receber bolsa, mas serão importantes multiplicadores das ações educativas”, reforçou a Profa. Dra. Aldenir Feitosa, coordenação geral do projeto – (coordenadora stricto sensu do Cesmac).
Também integra a coordenação geral do projeto o coordenador geral de extensão Prof. Dr. José Rodrigo de Araújo Guimarães. O objetivo maior do projeto é promover a integração, socialização e a troca de conhecimentos entre acadêmicos de cursos de diferentes Instituições de Ensino Superior de Alagoas e, alunos do ensino básico, através da implementação de ações educativas nas escolas. A proposta é promover a integração nos diferentes segmentos da educação, doutorado e mestrado.
As ações serão realizadas em cinco eixos sob supervisão de docentes/pesquisadores do Cesmac dos programas stricto sensu da instituição, Programa de Pós-graduação Análise de Sistemas Ambientais (mestrado profissional – PPGASA), Programa de Pós-graduaçao em Biotecnologia em saúde Humana e Animal (mestrado e doutorado profissionais – PPGBIOTEC), Mestrado Acadêmico em Direito e Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS), juntamente com docentes/pesquisadores dos cursos de graduação em Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Biomedicina, Odontologia e Ciências Biológicas do Cesmac.
A iniciativa conta com a parceria do projeto de extensão “Laboratórios Virtuais de Química e Física no Ensino Médio: práticas de aprendizagem em tempos de pandemia”, coordenado pelos professores doutores Dyjalma Antonio Bassoli e Edileine Machado, tendo como orientadores os professores mestres: Adilson dos santos, Matheus Cedrim, Maria Luzimar, Sérgio Venâncio e parceiros: EAD Cesmac, Grupo A Educação e AGETEC Soluções para Ensino e Aprendizagem. Para o desenvolvimento de ações de empreendedorismo entre os escolares, o projeto vai contar com o apoio do Laboratório Virtual de Empreendedorimo e Bionegócios pertencente ao Programa de Pós-graduação em Análise de Sistemas Ambientais – PPGASA, sob a coordenação do Prof. Dr. Jessé Marques Pavão.
A Coordenação Geral Discente é da graduanda do curso de Medicina do Cesmac – Julielle dos Santos Martins e graduando do curso de Odontologia da Unit – Igor Maurício dos Santos Silva. As atividades serão realizadas em escolas públicas do estado de Alagoas, preferencialmente na localidade de origem e/ou moradia do aluno de graduação. A proposta é também promover a interiorização do projeto nos municípios.
As ações do projeto irão englobar palestras, oficinas, produção de material técnico-científico e atividades educacionais recreativas e culturais. O público-alvo para tais ações são crianças e adolescentes em escolas de ensino básico de Alagoas. O projeto terá duração de seis meses com possibilidade de renovação por igual período e cronograma de execução adequado ao calendário escolar e atual situação de pandemia.
Confira abaixo os eixos contemplados no projeto de extensão e também as coordenações e integrantes:
Coordenação do Eixo Educação Ambiental – Prof. Dr. Jessé Marques Pavão.
Docentes/Pesquisadores integrantes da proposta:
– Ana Soraya Lima Barbosa
– Cássia Roberta Pontes Ribeiro
– Gabriela Muniz de Albuquerque Melo
– Jairo Lizandro Schmitt
– Juliane Cabral Silva
– Larissa Isabela Oliveira de Souza
– Régia Caroline Peixoto Lira Fusco
– Rodney Kozlowiski de Azevedo
- Selenobaldo Alexinaldo C. Sant’Anna
– Saskya Araújo Fonseca
– Thiago José Matos Rocha
– Vanessa Doro Abdallah Kozlowiski
Discentes integrantes da proposta
- Rodrigo Marques dos Santos Marques
– Ariene Silva de Aquino Cavalcanti
Coordenação do Eixo Educação em Saúde – Prof. Dr. Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa.
Docentes/Pesquisadores integrantes da proposta
- Aleska Dias Vanderlei
– Diego Figueiredo Nóbrega
- Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani
- José Marcos dos Santos Oliveira
- Kristiana Cerqueira Mousinho
- Natanael Barbosa dos Santos
– Sonia Maria Soares Ferreira
Discentes integrantes da proposta
- Robbysson Cayke da Souza Pereira
- Letícia Costa Queiroz
Coordenação do Eixo Educação em Saúde Humana/Animal/Ambiente – Prof.ª Dr.ª Valesca Luz.
Docentes/Pesquisadores integrantes da proposta
- Axel Helmut Rulf Cofré
– Camila Calado de Vasconcelos
– Guilherme Benjamin Brandão Pitta
– Gilsan Aparecida de Oliveira
– Raíssa Karolliny Salgueiro Cruz
Discentes integrantes da proposta
– Paula Berenice Melo de Miranda Motta (mestrado)
– Fábio Teixeira Monteiro (mestrado)
-Zelma Holanda do Nascimento (mestrado)
– Monique Isabelly Ferreira de Almeida (graduação)
– Vitória Aline Santos Sarmento (graduação)
Coordenação do Eixo Educação e Cultura – Prof. Dr. José Rodrigo de Araújo Guimarães
Docentes/Pesquisadores integrantes da proposta
– Luiz Martins Barros da Silva
-Ana Carolina Sarmento Cavalcanti de Gusmão
-Sebastião José Soares Medeiros
-Cibelle Araújo e Oliveira
-Selenobaldo Alexinaldo Cabral de San’Anna