Sala PontesJud destaca Empresas Juniores e Empreendedorismo no I Congresso Internacional On-Line de Direito Cesmac

A Sala PontesJud trouxe importantes reflexões para os estudantes de Direito que pretendem exercer a advocacia. O tema central das “Empresas Juniores” e do “Empreendedorismo” serviu de base para o diálogo em torno das práticas desenvolvidas pela empresa PontesJud. O Prof. Dr. Lean Araújo, coordenador do curso de Direito do Cesmac e Presidente do Congresso, esteve presente na Sala antes do início do evento, saudando e desejando um bom trabalho.

A PontesJud é gerida por um grupo de estudantes da graduação em Direito do Cesmac. O modelo empresarial da PontesJud está alinhado ao padrão organizacional das Empresas Juniores que vêm funcionando em algumas instituições de ensino superior. A finalidade da programação foi expor o trabalho jurídico e o modo de funcionamento da empresa de advocacia preventiva gerida pelos alunos do curso. Participaram do evento os professores Carlos Autran, Bruno Leitão e Gustavo Ferreira, todos docentes do curso de Direito do Cesmac, que estão ligados à história e ao desenvolvimento da PontesJud.

O Prof. Dr. Bruno Leitão foi o primeiro palestrante da mesa, noticiando como surgiu a PontesJud e abordando os pontos diferenciais proporcionados pela empresa quando comparada com as outras práticas de extensão universitária. O momento também contou com o moderador da mesa, Prof. Dr. Carlos Autran, que expôs a função social exercida pela PontesJud no trabalho de advocacia preventiva e de mediação dos conflitos jurídicos.

A participação acadêmica também foi expressiva. Letícia Guedes – Diretora comercial da PontesJud, descrever o relacionamento com os clientes nas ações empreendidas pela empresa. Felipe Lyra – Diretor de marketing da PontesJud, também participou mencionando o processo de vendas e o estudo de mercado. Ambos destacaram ainda questões sobre a forma de organização interna e de atuação empresarial. A programação também divulgou a abertura do processo seletivo para os alunos do curso de Direito que tenham interesse em integrar na PontesJud.

O Prof. Dr. Gustavo Ferreira foi o segundo palestrante da mesa, destacando que a prática das Empresas Juniores não pode ser confundida com aquela dos Núcleos de Prática Jurídica. A partir disto, o palestrante abordou a importância que a PontesJud tem para o aprendizado profissional dos estudantes de graduação em Direito.

 

O Prof. Dr. Carlos Autran finalizou os trabalhos, comentando sobre o futuro do empreendedorismo jurídico, em vista das mudanças tecnológicas e do número crescente de acordos que evitem a presença do Estado no processo de resolução dos conflitos.