Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem do Cesmac fez uma visita na Casa do Pobre. A iniciativa foi dos universitários do 3° período com a orientação da professora Cristiane Martins. A atividade se configura como complemento da disciplina de Terapias Complementares.
O intuito da visita foi conhecer o local e os moradores para uma posterior ação social, ficada na formação cada vez mais humanizada do enfermeiro. O momento foi marcado por uma conversa para conhecer todo o cotidiano dos idosos. Além disso, foi possível muita troca de carinho e atenção.
De acordo com a estudante do curso de Enfermagem do Cesmac, Nathalia Lima, “a visita foi de muita valia, pois na enfermagem é necessário ouvir para poder ajudar. Ter passado a manhã com eles me fez lembrar que nosso destino é envelhecer e faz toda diferença quando recebemos amor e cuidado”, declarou a graduanda.
Segundo a professora Rita de Cássia, coordenadora da graduação, “a iniciativa faz parte da serie de ações externas do curso para ampliar a formação acadêmica dos estudantes”, explicou a docente. Ainda, de acordo com Rita, o objetivo é intensificar a relação da teoria com a prática de sala de aula embasada no olhar humanizado para com o paciente.
Casa do Pobre
A instituição pertence a Arquidiocese de Maceió e sobrevive de doações, além de ter certificado de fim filantrópico, concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social, para prestar atendimento a pessoas carentes.
O abrigo de longa permanência acolhe idosos abandonados pelas famílias, solitários e sem moradia. A finalidade primordial é proporcionar paz interior, descanso e bem-estar a todos os moradores nesta etapa de vida. O local funciona à Rua Santo Antônio, 1083, no bairro de Ponta Grossa. Informações sobre visitação e ações voluntárias pelos telefones: (82) 3351-4097 e 3326-3526.