Neste segundo dia do Congresso, o auditório do Centro Cultural Ruth Cardoso recebeu o Contador/Auditor Carlos Henrique do Nascimento fazendo a introdução da palestra: A Contabilidade das entidades sem fins lucrativos. “Fomos convidados como palestrantes, eu e meu sócio Kléber Luís Alves Guedes, ambos egressos do Cesmac, para falarmos sobre a contabilidade das entidades sem fins lucrativos. Baseado especificamente na norma contábil do Conselho Nacional de Contabilidade de 2002 que norteia toda essa parte contábil do terceiro setor. Já é a terceira vez que nós participamos desse evento, promovido pelo Ministério Público, exatamente para mostrar aos profissionais de contabilidade desse seguimento quais são as inovações e exigências dessa norma, ajudando ao gestor na tomada de decisões”, afirmou o auditor.
Dr. José Reinaldo Coelho, promotor de fundações do Piauí, disse que o evento do terceiro setor aqui em Alagoas, para ele, é referência e faz parte do portfólio nacional. “É o evento mais participativo, mais aguerrido, mais aconchegante. Eu me sinto muito bem em Alagoas e a população daqui, especialmente de Maceió, está de parabéns com a Dra. Failde Mendonça comandando a 24ª promotoria especializada em Fundações e entidades de interesse social”, afirmou.
O V Congresso Alagoano do Terceiro Setor e o V Seminário do Projeto Associação Legal, são de extrema importância para as lideranças comunitárias, as fundações, os sindicatos, o sistema S e para todas as entidades do terceiro setor. São eventos que visam capacitar, atualizar, discutir e debater as questões importantes desse setor. Falar do desenvolvimento, das conquistas, trazendo pessoas de todo o país para discutir junto com as lideranças de Alagoas as dificuldades e os sucessos do terceiro setor. “É um momento único, de aprendizado e de congratulação, de aproximação entre o terceiro setor e as autoridades. É o momento em que a sociedade se junto nos três setores: o Estado, a iniciativa privada e o terceiro setor, que é o setor social, para discutir as grandes questões sociais da sociedade e as suas soluções”, concluiu Dra. Failde Mendonça.
O evento contou com apresentações da banda do Exército de Alagoas e exposição de livros da Editora Cesmac. O encerramento festivo do projeto contou com brindes, música, entrevistas e anúncios de cursos.