V Olimpíada do Conhecimento de Enfermagem destaca Arte e Tecnologia na Formação Acadêmica

A V Olimpíada do Conhecimento em Enfermagem é uma atividade integradora desenvolvida pelo Curso de Graduação do Centro Universitário CESMAC. O intuito é congregar a comunidade acadêmica e valorizar as potencialidades artísticas e intelectuais dos discentes, articuladas com as demandas de Enfermagem e de Saúde.

O campo de trabalho contemporâneo para os enfermeiros tem exigido níveis de conhecimentos técnico-científicos cada vez maiores, considerando a diversidade e evolução humana. Considerando as necessidades de formar profissionais com criticidade e reflexividade norteadas pelos padrões da atualidade, a iniciativa promove uma série de desafios, reforçando os objetivos educacionais e de formação. A ação também realiza a efetiva integração reunindo todos os períodos do curso, com a participação intensa dos graduandos do 1º ao 8° períodos.

O evento tem ainda o objetivo de incentivar a participação voluntária da comunidade estudantil, incitando o envolvimento com ações sociais e enriquecimento sociocultural, valorizar os diferentes estilos de aprendizagem do grupo, além de fortalecer a relação discente-docente.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, Thycia Cerqueira, “A olimpíada traz no seu contexto diversos conteúdos, que estão sendo trabalhados e são muito importantes para a formação acadêmica em geral. O aluno deve ter um perfil generalista, crítico, reflexivo e que participa das atividades com a intenção de ser um ser social. Além disso, a iniciativa promove em todas as edições a responsabilidade social com arrecadações que serão doadas posteriormente”, destacou.

As equipes foram divididas pelas cores: laranja, roxo, vermelho, azul, preta, verde, amarelo e rosa. De forma bastante lúdica, as equipes trabalharam os temas: poluição do ar e mudanças climáticas; fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis; crise migratória com foco nas pessoas refugiadas; pandemia da gripe, ansiedade, depressão e suicídio; sarampo; HIV/SIDA; empreendedorismo e novas tecnologias em saúde; fake news e seus impactos; doação de tecidos e órgãos; práticas integrativas e complementares em saúde e discriminação e preconceito.

As etapas de avaliação contam com as seguintes etapas: Mídias Sociais, Arrecadação Solidária, Apresentação Artística, Quiz da Enfermagem e Produção em Banner sobre o tema. Para Douglas de Oliveira, aluno do 8º período, destaca o significado da atividade para a formação. “Com certeza todo esse movimento faz grande diferença na trajetória acadêmica, pois utilizamos as metodologias ativas, principalmente voltadas para a tecnologia e seu uso na área de saúde”.

A professora Alessandra Pontes destaca o crescimento das edições do evento. “Estamos na quinta edição da olimpíada e a cada ano superamos desafios e trazemos algo de novo no campo da saúde, como é o caso dessa relação entre arte, tecnologia e enfermagem. Todo esse processo é de suma importância para a formação acadêmica do futuro profissional da saúde”.

Segundo Mikeline Maria, aluna do 1º período, “chegar no curso e já participar de uma ação como essa é muito incentivador. Minha equipe está muito animada e aberta para todo o aprendizado proporcionado. Estudar a área da enfermagem envolvendo a tecnologia é algo muito inovador e importante”, concluiu.