O professor doutor Douglas Apratto Tenório, vice-reitor do Centro Universitário Cesmac participou, ontem, 12, do Fórum do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), que acontece até hoje, 13, no Hotel Jatiúca.
O Cesmac foi a única instituição particular que participou da abertura do evento, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). O objetivo do encontro é compartilhar modelos e experiências de todo o Brasil na busca das melhores soluções em ciência, tecnologia e inovação para cada estado.
Segundo o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, “a realização do Fórum no estado acontece num momento em que a área de Ciência, Tecnologia e Inovação vem recebendo atenção diferenciada, devido a atual gestão do Governo de Alagoas”, afirmou.
O evento é trimestral e esta é a quarta e última edição em 2015. A iniciativa tem o objetivo de percorrer o Brasil, por isso é realizado em um estado diferente por vez. Participam gestores e técnicos de Faps de todo o país, além de representes das principais instituições que compõem o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do país, como o Ministério de C,T&I e as agências federais CNPQ, responsáveis pela liberação de recursos para pesquisa.
Também participam a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e a Capes, órgão do Ministério da Educação, focado na formação em nível superior e pós-graduação. Além do Cesmac, também estiveram presentes representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), e ainda membros do Conselho Superior da Fapeal.
O presidente do Confap, Sérgio Gargioni, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), “destacou a necessidade de demonstrar aos governos que o setor de tecnologia tem uma alta taxa de retorno dos investimentos”, destacou.
Na ocasião, também foi divulgado o Prêmio José Marques de Melo de Jornalismo em Ciência, Tecnologia e Inovação, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas (Sindjornal), que tem a Fapeal como parceira em sua realização.
De acordo com o vice-reitor do Cesmac, Douglas Apratto Tenório, “o fórum se configura em um importante e necessário espaço de debate, troca de experiências entre instituições de educação superior e também como incentivo às produções nesses ambientes acadêmicos, voltadas para tecnologia e inovação. Nesse caminho, o Cesmac vem crescendo e mostrando o diferencial com ampliação de bolsas de pesquisas e estudos nesse campo”, explicou o professor.