Criatório Conservacionista do CESMAC realiza capacitação para o BPA/PMAL

Professor Marcos Vieira Filho ministrou instrução sobre animais selvagens

25/11/2021 às 13h08

O Coordenador do Criatório Conservacionista do Cesmac, professor Me. Marcos A. Vieira Filho ministrou uma instrução sobre animais selvagens para o Batalhão da Polícia Ambiental de Alagoas. A capacitação teve como objetivo discutir sobre acidentes ofídicos, contenção e manejo de animais. No total, mais de 20 policiais do Batalhão participaram da instrução, entre Aspirantes, Soldados, Cabos, Sargentos, Tenentes e Major. A capacitação, realizada em setembro, fomentou a possibilidade de novas parcerias entre o Cesmac e o Batalhão de Polícia Ambiental de Alagoas.
Além do treinamento teórico, durante a capacitação, foi realizado um procedimento prático em um jacaré confeccionado em pneu reciclado e também a entrega de material de contenção, que será utilizado pelo Batalhão em suas ações de combate ao tráfico e resgate de animais no estado de Alagoas. Na ocasião, o coordenador do Criatório foi agraciado com certificado de reconhecimento pela instrução ministrada.
Sobre o Criatório Conservacionista
O Cesmac é a única instituição de educação superior do Nordeste que apresenta um criatório conservacionista em sua estrutura, consolidando a instituição como referência para o ensino e o estudo de Animais Selvagens. O Criatório Conservacionista do Cesmac, que funciona da Clínica Escola de Medicina Veterinária, em Marechal Deodoro, abriga diversas espécies de répteis, aves e mamíferos.
O Criatório tem como finalidade criar, recriar, reproduzir e manter espécimes da fauna silvestre nativa em cativeiro, para fins de realizar e subsidiar programas de conservação e educação ambiental, sendo vedada a comercialização e exposição de acordo com a Instrução Normativa Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) Nº 07, de 30 de abril de 2015. Além disso, um total de 30 recintos fazem parte da estrutura do Criatório, obedecendo as normas de tamanho de acordo com o que preconiza a Legislação Ambiental vigente.