TEXTO
TEXTO
+ -

Olá, seja bem vindo!

Esqueceu a senha? Clique aqui.

Baixe o nosso app:

CESMAC produz vídeo educativo para reforçar a prevenção ao Coronavírus

Conteúdo reuniu profissionais da saúde que são professores da Instituição. Objetivo é alertar a comunidade acadêmica e também o público em geral

19/03/2020 às 08h26

Seguindo no reforço da prevenção e contenção ao novo Coronavírus (COVID – 19), o CESMAC produziu um vídeo com informações importantes para garantir que a doença não seja proliferada. O conteúdo foi pensado para contribuir com o compartilhamento de medidas e informações que esclareçam a comunidade acadêmica e também a sociedade, evitando que se instale um pânico geral após o decreto de pandemia feito pela Organização Mundial da Saúde – OMS.
O material traz esclarecimento sobre dúvidas recorrentes como: O que é o coronavírus e quais os sintomas? Como ocorre a transmissão e como se prevenir? O que fazer em caso de sintomas e como é feito o diagnóstico? entre outras questões que vêm sendo foco de perguntas frequentes da população.
Confira abaixo os vídeos: 

 
O vídeo tem a participação das médicas: Ivonilda Maia - coordenadora adjunta do curso de Medicina e também integrante da comissão do plano de contingência; Rosamaria Gomes –professora do Módulo Ética e Bioética e coordenadora do Internato e Renata D’Andrada - coordenadora dos Módulos Atenção à Saúde I e II e Semiologia.
Quem também participa das gravações foi a enfermeira Alessandra Nascimento Pontes – professora do curso de Medicina no Módulo Habilidades e coordenadora dos Estágios Obrigatórios.
 
Prevenção
A Instituição também liberou portaria com deliberações mais gerais, com o objetivo de reforçar as orientações para toda a IES, incluindo o Centro Universitário CESMAC (Maceió), A Faculdade CESMAC do Agreste (Arapiraca) e a Faculdade CESMAC do Sertão (Palmeira dos Índios).
Além da suspensão de aulas presenciais pelo período de sete dias, entre as decisões iniciais estão o reforço das medidas de Biossegurança, importância de seguir rigorosamente as recomendações do Ministério da Saúde, suspensão dos eventos acadêmicos de médio e grande porte e ainda a determinação de que as pessoas com sintomas gripais fiquem afastadas e comuniquem para a coordenação sobre os locais em que transitaram.
Desde o surgimento da doença, o CESMAC vem se reunindo com os dirigentes para estabelecer medidas e tomadas de decisões que garantam a segurança de docentes e discentes, além dos colaboradores e todos os departamentos. Foi criada a Comissão do Plano de Contingência para contenção da COVID-19 na Instituição, integrada pelos seguintes membros: André Falcão– Coordenador, Ivonilda Maia – Coordenadora Adjunta, Célio Rodrigues – Infectologista, Maria de Fátima Alécio – Pneumologista, Daniella Pereira do Nascimento – Secretária Geral, Francétte Moura e Marcileide Santos – Administrativo, Cássia Roberta– Biossegurança, Claudia Medeiros – Pró-Reitora Acadêmica Adjunta e Renaldo Júnior – DCE.