Acadêmicos do curso de Engenharia Civil do Cesmac participam de visita técnica ao Edifício New Time

Na oportunidade os alunos do segundo período puderam conhecer os sistemas construtivos utilizados na edificação

29/11/2022 às 09h15

O segundo período do curso de Engenharia Civil do Cesmac participou de uma visita na edificação em construção localizada em frente à praia da Pajuçara, com a Profa. Roseneide Honorato, coordenadora da graduação. O Engenheiro responsável pela obra, que também é docente do curso Prof. Josivaldo Januário, juntamente com a auxiliar e egressa, Engenheira Civil Maria Eduarda, receberam e conduziram os alunos na apresentação da obra. O processo contou ainda com a participação de duas estagiárias, que também são alunas do curso do 1º e 8º períodos.

Todos tiveram oportunidade de conhecer os sistemas construtivos utilizados na edificação como: uso do sistema drywall com utilização de lã de vidro; cuidados especiais com a acústica dos ambientes (portas acústicas); utilização de tubulações e conexões hidráulicas com isolamento acústico para extinguir ruídos; projeto estrutural utilizando sistema de protensão (cordoalhas), dentre outros. A visita foi importante para mostrar os futuros engenheiros civis as complexidades encontradas, incluindo: obra com subsolo duplo, construída abaixo do nível da via pública, em um lençol freático alto, com conjunto de bombas operando 24 horas/dia; com redirecionamento da água bombeada; escoramento de balanço estrutural com 18 m de altura; aquisição para continuidade da obra de transformador de energia e gerador próprios.
O grupo também pôde conferir a execução de uma fundação em ambiente citado, com adoção de solução de contenção, e cuidados na vizinhança, utilizando sistema construtivo adaptável para as condições de solo e esforços existentes. A atividade também destacou a expertise profissional do Engenheiro e docente, que também é egresso do curso, Josivaldo Januário, com 20 anos de experiência em construção civil, na condução de solucionar os problemas existentes. Na visitação, foi possível acompanhar explicações relativas aos sistemas aplicados e chamar a atenção para o acompanhamento e monitoração do engenheiro civil no encaminhamento de todos os serviços que são executados nas obras.

“Foi uma oportunidade para os alunos conhecerem a dinamicidade que é a engenharia civil e exemplos de como os problemas surgidos em obra são solucionados, com expertise profissional, mas fundamentada pelos conhecimentos adquiridos na escola de engenharia”, afirmou a coordenadora do curso, Profa. Roseneide Honorato.
“A visita contribuiu muito para nós estudantes, pois tivemos uma pequena noção de como é uma obra, também pudemos entender na prática sobre organização, acompanhamento, estudos, análises, desempenho das equipes e troca de informações”, declara o aluno João Pedro Maciel. A acadêmica Maria Vitoria definiu: “Uma obra sofisticada e muito bem atualizada, na parte da construção civil”.