Acadêmicos do curso de Engenharia Civil do Cesmac realizam visita técnica em obra de Fundações

Objetivo da atividade foi apresentar aos discentes, na prática, a execução de uma fundação por hélice contínua

10/11/2022 às 11h59

Acompanhados pela professora Tatyanne Pacifico, os acadêmicos do 9º período do curso de Engenharia Civil do Cesmac, realizaram uma visita técnica a obra Bragança Residence da construtora Construart, que tem como Engenheiro Civil responsável o Prof. Moisés da Luz. O objetivo da visita foi apresentar ao discentes, na prática, a execução de uma fundação por hélice contínua.

Para explicar a execução da fundação os Engenheiros Civis da AGM Geotécnica, Pedro Hoss, egresso do curso, e a Profa. Juliane Marques, ex-coordenadora do curso de Engenharia Civil, acompanharam a visita mostrando aos discentes o processo construtivo da fundação, situação do solo do local, e ainda os projetos realizados.

De acordo com os discentes presentes, a visita técnica realizada foi enriquecedora, agregando conhecimento teórico e prático na disciplina de Fundações, esclarecendo dúvidas que ocorriam em sala de aula e mostrando a grandiosidade da obra de fundações, desde a complexidade do solo, do estudo realizado para elaborar o projeto geotécnico, ensaios realizados para a prova de carga e da execução da fundação com um maquinário totalmente diferente do utilizado no dia a dia de construções de pequeno porte.

Para a professora Tatyanne “fornecer aos discentes o conhecimento prático necessário para a formação do Engenheiro Civil é extremamente necessário, pois possibilita que os alunos consigam assimilar os conteúdos teóricos vistos em sala de aula com a prática da Engenharia”, concluiu.