Curso de Engenharia Civil Cesmac reforça conteúdos em atividades teóricas e práticas de projetos

Iniciativa acontece durante todo período letivo proporcionando aprendizado efetivo e formação cada vez mais qualificada na área

27/10/2022 às 11h32

Durante todo o período letivo, o curso de Engenharia Civil do Cesmac realiza atividades práticas nos laboratórios de informática como o desenvolvimento de projetos na área que são de fundamental importância para a qualidade, sustentabilidade e eficiência dos processos destinados. A iniciativa acontece em todo período de formação acadêmica, com reforço de práticas que aliam os conteúdos estudados, para garantir o entendimento pleno.

Os alunos da graduação têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos para desenvolver, dimensionar, analisar e propor alternativas para o desenvolvimento de projetos, a exemplo dos alunos dos 7º e 8º períodos, que desenvolvem a prática durante as disciplinas de Sistema de Abastecimento de Água e Gestão, Liderança, Empreendedorismo e Empregabilidade II, sob a supervisão da docente Profa. Marianny Monteiro. “Sabendo que, a realização de projetos, aliando teoria e prática, é dinâmica e muito significativa no aprendizado do aluno, para quem a prática deve ocupar lugar de destaque na arte de ensinar, sendo importante que o aluno desafie seu próprio potencial, explorando, desenvolvendo e avaliando suas ideias”, acredita a docente.

No projeto da disciplina de Sistema de Abastecimento de Água, os alunos do oitavo período do curso utilizam programas visando o Dimensionamento de Redes de Distribuição, trabalhando com visão espacial, topografia, planta baixa, planilhas e resolução de possíveis problemas e proposição de alternativas. Os acadêmicos também utilizam a hidráulica de tubulações em bairros do município de Maceió.

Já na disciplina de Gestão, Liderança, Empreendedorismo e Empregabilidade II, os alunos desenvolvem na prática um Plano de negócios utilizando conceitos e teorias do empreendedorismo a partir da visão empreendedora, simulando a abertura de uma empresa na área da Engenharia Civil. A prática permite que desenvolvam os estudos de viabilidade, previsões, melhores caminhos e estratégias a serem traçadas. Acompanhe as novidades sobre o curso de Engenharia Civil do Cesmac acessando o link: https://www.cesmac.edu.br/graduacao/engenharia-civil e também no Instagram: @engenhariacivil_cesmac.