Debate sobre os desafios da Educação Superior na pandemia marca abertura do Congresso Internacional de Educação Superior do Cesmac

Evento inicia hoje e segue até o dia 14, debatendo A (Re)significação da Presencialidade e Potencialização do Hibridismo

11/01/2021 às 11h56

A manhã de hoje (11), foi marcada pela abertura oficial do Congresso Internacional de Educação Superior do Cesmac: A (Re)significação da Presencialidade e Potencialização do Hibridismo. O evento acontece totalmente no formato on-line pela Plataforma Microsoft Teams. O evento acontece até o próximo dia 14, propondo debates sobre o assunto nesse período de enfrentamentos decorrentes da crise sanitária instaurada mundialmente, por conta da COVID-19.

A solenidade de abertura recebeu na programação a apresentação virtual do Coral Cesmac, integrante da Extensão Universitária, coordenada pelo Prof. Dr. Rodrigo Guimarães. A mesa virtual de honra foi composta pelo Dr. João Sampaio – reitor do Cesmac; Prof. Dr. Douglas Apratto – vice-reitor do Cesmac; Prof. Dr. Fábio Guedes – Secretário de Estado da Educação e Profa. Dra. Iara Xavier.

A palestra magna de abertura contou com a participação de três convidados. Para falar sobre “Modelos Híbridos na Educação Superior: Potencialidades e Desafios”, o congresso recebeu o Prof. Dr. Celso Niskier - Presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino (ABMES), Mantenedor e Reitor da UniCarioca, Idealizador do podcast "e por falar em educação" da ABMES e Doutor em Inteligência Artificial.

A palestrante Profa. Dra. Iara Xavier - Consultora da Edux Consultoria, Diretora Técnica Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi), Assessora da Presidência Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino (ABMES, Sócia Conselheira do Instituto de Empreendedorismo Êxito e Doutora em Saúde Coletiva, debateu sobre o tema: “Os Novos Paradigmas da Educação Superior”.

Já o Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico do Cesmac, e também Historiador, autor de vários livros sobre Alagoas, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, palestrou sobre “Resultados quali-quantitativos das ações acadêmicas do Cesmac em tempos de pandemia”.

A cerimônia também teve a participação da Dra. Failde Mendonça - Promotora de Justiça aposentada, veladora por quase 20 anos da Fundação Educacional Jayme de Altavila (Fejal), mantenedora do Centro Universitário Cesmac.

O objetivo do evento é discutir e refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem surgidos em contexto de adaptação do formato presencial, transposição para o remoto e, posteriormente, híbrido, decorrentes da pandemia de COVID-19. Além disso, também vai debater e compartilhar produções e/ou experiências pedagógicas inovadoras nos contextos local, nacional e internacional, valorizando a produção educacional de docentes, discentes e gestores do ensino superior, dando destaque ao registro e pulverização das ações e eventos do Cesmac no ano pandêmico; e ainda promover espaços reflexivos sobre as práticas pedagógicas.

O evento tem a intensa participação de várias equipes da Instituição, incluindo: Pró-Reitoria Acadêmica, Extensão Universitária, Coordenações de Cursos, Tecnologia da Informação, Núcleo de Educação a Distância, Robótica, Núcleos diversos, Docentes, Alunos, Egressos, entre outros.
O público-alvo do vento inclui gestores, técnicos administrativos, discentes e docentes de ensino superior. A programação conta com os seguintes quatro eixos temáticos: Educação, Tecnologia e Complexidade do Conhecimento; Currículo, Avaliação e Formação Docente; Biotecnologia, Inovação e Saúde e Tecnologia Socioambiental e Biodiversidade. Acesse https://diabrasi1.wixsite.com/cies/congresso-cesmac e acompanhe @cesmacoficial e @academico.cesmac para saber mais.