Cesmac realiza Feira de Ciências do Estado de Alagoas - FECiAL 2022

Projeto promove efetiva interação entre instituições de ensino superior e escolas de ensino fundamental, médio e técnico, públicas e privadas do estado de Alagoas

11/10/2022 às 11h04

O Cesmac, por meio do Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA), coordenado pelo Prof. Dr. Jessé Pavão; realiza mais uma edição do Projeto Feira de Ciências do Estado de Alagoas - FECiAL 2022, que acontece de 21 a 23 de novembro, no Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), no bairro de Jaraguá, em Maceió, com atividades acontecendo anualmente de forma contínua, até dezembro deste ano, chegando a 2023. A coordenação do projeto é da Profa. Dra. Aldenir Feitosa, que também coordena o Stricto Sensu na Instituição. A iniciativa também reforça os Projetos de Extensão da IES.
A terceira edição da FECiAL, que traz como tema central “Educando pela pesquisa em uma abordagem ambiental", promove integração dos escolares dentro dos programas Educação em Ação: a Universidade vai à Escola (EDAC) e Portas Abertas, que já iniciaram as atividades. O EDAC que está no terceiro ciclo, iniciou as atividades no último mês visitando as Escolas Municipais de Educação Básica João Fernandes Vieira Filho, de Campo Alegre, e a Escola Pedro Ferreira, que fica em Limoeiro de Anadia. Já este mês as unidades visitadas foram: Escola Municipal Esther Soares Torres, em São Miguel dos Campos, Colégio Teotônio Vilela, em Maceió, e Escola Costa Rêgo, localizada no município de Arapiraca.
Quanto ao programa Portas Abertas, começou a receber as escolas no mês de agosto com as seguintes atividades: 28 alunos da Escola Dona Maria Araújo Lobo, localizada em Marechal Deodoro, para uma imersão prática sobre doseamento de glicose no Complexo Laboratorial Enaura Quixabeira, e ainda a Escola Indígena Itapó, que fica em São Sebastião,  para uma imersão no Laboratório de Anatomia Humana, com temática “Conhecendo o corpo humano por peças anatômicas”. Em seguida, os alunos foram levados para o Laboratório do Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas, para práticas na área da construção civil e arquitetura e urbanismo. Este mês, as atividades iniciaram a todo vapor, com a vinda da Escola Pedro Ferreira, localizada em Limoeiro de Anadia, para uma imersão no mundo das plantas medicinais com a visitação nas estruturas laboratoriais do curso de Farmácia do Cesmac.

As Exposições Lúdico Científicas Itinerantes já têm data e local para acontecer, com a chegada da caravana no dia 04 de novembro, na Escola de Giral do Ponciano; já no dia 09 de novembro será na Escola Dr. Miguel Guedes Nogueira; e em 11 do mesmo mês, na Escola Estadual Prof. Eduardo da Mota Trigueiros.

Sobre o Projeto
O Projeto Feira de Ciências do Estado de Alagoas foi realizado pela primeira vez em 2018 e desde então não parou mais https://doity.com.br/feira-de-ciencias-cesmac. A primeira edição teve como tema “Sustentabilidade Ambiental: suas ideias, nosso futuro”, integrando instituições de ensino superior e as escolas de ensino fundamental, médio e técnico, escolas públicas e privadas do estado de Alagoas, que já no início recebeu em média 5 mil participantes.
Já na segunda edição da FECiAL https://ppgasacesmac.wixsite.com/2fecial ocorrida em 2021, teve como tema central “Integrando Ensino e Pesquisa”, com a proposta de promover melhoria da qualidade do ensino de ciências (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Tecnológica), por meio da divulgação do conhecimento científico e tecnológico, interiorização e consolidação em consonância com as práticas inovadoras, utilizando a Inteligência Artificial. A edição ocorreu em formato on-line em decorrência da pandemia da Covid-19. Em meio a esse processo, o projeto Feira começou a se consolidar como evento de grande porte, dando origem a dois programas: o Educação em ação: à universidade vai a escola (EDAC) e o Portas abertas: as escolas vão a universidade em processo de imersão, em diferentes cursos de graduação do Cesmac. A iniciativa tem incentivos financeiros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC).