Docente do curso de Direito do CESMAC cria software “Licite Legal”

Ferramenta contribui na gestão dos processos administrativos, especialmente os licitatórios, sendo destaque no MczLAB e no BrazilLAB. Professora já é referência na área inclusive com publicação de livro sobre o assunto

03/02/2020 às 11h22

A criação do software “Licite Legal” foi da professora do curso de Direito do CESMAC, Cláudia Cristina de Melo Pereira, uma apaixonada pela área de licitações e contratos. Como trabalha nesse campo, percebeu a necessidade da criação de um software que pudesse inovar a gestão dos processos administrativos, especialmente os licitatórios.
“Os gestores muitas vezes perdem recursos e são penalizados pelo amadorismo e pelos próprios entraves legais. O “Licite Legal” vem com a missão de dar maior celeridade e eficiência para a administração com preço atrativo para os municípios, câmaras municiais, conselhos de classe, empresas públicas e todas as entidades que são obrigadas a realizar o procedimento licitatório”, explicou a idealizadora da ferramenta.
O licite legal foi selecionado para o MczLAB em 2019 e, logo em seguida, também para o BrazilLAB, o que gerou enorme satisfação pelo reconhecimento de uma startup alagoana participar deste grande evento, concorrendo com mais de 300 empresas em todo Brasil.

Outro importante reconhecimento nacional veio de um dos maiores juristas brasileiros Jacoby Fernandes, que elogiou e recomendou o sistema em seu canal no YouTube. Click aqui para conferir a fala do jurista e também entender como funciona o “Licite Legal” https://youtu.be/-m28RaJ696o
O software é moderno, inovador, e ainda garante segurança, eficiência e economia. Oferece ainda módulos de gestão de contratos, controle e envio dos processos licitatórios ao Tribunal de Contas do estado, evitando multas e ações de improbidade, entre outros benefícios.  Sobre o reconhecimento em plataformas importantes a professora disse, “em todo país foram escolhidas apenas 28 empresas e estou surpresa e, ao mesmo tempo feliz, em participar desse importante processo pois é uma grande oportunidade de representar minha terra e cooperar com o desenvolvimento de novas ferramentas para solucionar e aprimorar o serviço público”.
A docente, faz questão de reconhecer o valor da Instituição: “agradeço ao CESMAC, minha segunda casa há mais de 20 anos pelo apoio e incentivo, em especial ao Dr. Afrânio Roberto, coordenador do curso de Direito do CESMAC, aos Reitores da Instituição Dr. João Rodrigues Sampaio Filho e Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, pela valorização do corpo docente que compõe a renomada Instituição de Ensino Superior”, declarou.
 
MCZlab
A iniciativa foi do Gabinete de Governança (GGOV) da Prefeitura de Maceió no Programa InovaMCZ. Além de incentivar e fomentar o segmento no Município, a iniciativa visa aproximar e conhecer as soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidas pelo ecossistema de inovação local, que contribuam para aumentar a eficiência na gestão pública, gerando impactos positivos na sociedade
 
BrazilLAB
O BrazilLAB é um hub de inovação que acelera soluções e conecta empreendedores com o Poder Público. O objetivo é estimular no Brasil uma cultura voltada para a inovação no setor público. A intenção é apoiar empreendedores que estão engajados em buscar soluções para os desafios mais complexos vividos pela sociedade atual.
 
Publicação de Livro

A docente é referência no assunto e até já lançou o livro “Licitações e Contratos Administrativos: comentários acerca das decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) ”, pela Editora CESMAC. Sobre a obra a autora comentou: “É um livro técnico, muito baseado na minha vivência, pois já trabalho muitos anos nessa área e para mim foi importante justamente por trazer tanto a minha experiência, quanto também fazer os comentários das decisões do TCU. É um livro que vai interessar a todos os especialistas da área, estudantes de direito, pregoeiros, gestores, ao Ministério Público e também ao Tribunal de Contas do Estado, porque traz justamente o olhar, a visão e o comentário sobre decisões interessantes para quem trabalha especificamente com licitações e contratos”.