Docentes e alunos de Fisioterapia Cesmac promovem ação no Projeto Integrador Extensionista “Funcionalidade na Vida dos Pescadores”

Trabalho foi direcionado para promoção de saúde pescadores e jangadeiros da Pajuçara

25/11/2022 às 10h31

O Projeto Integrado Extensionista intitulado "Funcionalidade na Vida do Pescador", uma iniciativa realizada pelos docentes Érika Rosângela Alves Prado, Mariana de Macedo Costa Batalha, e Marcílio Otávio Brandão Peixoto, que também é docente do curso de Odontologia da IES, juntamente com os acadêmicos do terceiro período do curso de Fisioterapia Cesmac, realizaram uma ação importante na praia de Pajuçara, na última semana.

A iniciativa de educação e promoção de saúde foi direcionada para os pescadores e jangadeiros da Pajuçara. O momento foi muito rico para a prática do ensino, pesquisa e extensão e resolutividade da ação, com entrega de panfletos, brindes, protetor solar, água mineral e análise das atividades laborais no ambiente de trabalho dos pescadores.
O objetivo foi analisar o impacto na funcionalidade dos pescadores da colônia Almirante Jaceguay no contexto da interdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão com alunos do terceiro período vespertino e noturno da graduação. O projeto também tem o intuito de elaborar o plano de ação com foco extensionista abordando a arbovirose na comunidade; diagnosticar de forma situacional a comunidade público-alvo do projeto; conhecer as estratégias para o manejo biopsicossocial da dor; estimular nos discentes o trabalho colaborativo e extensionista; desenvolver nos alunos, habilidades, atitudes e competências importantes no desempenho profissional e social; além de realizar uma amostra fotográfica do antes e depois.

O trabalho também desenvolve competências específicas como: capacidade de analisar os impactos na saúde do trabalhador da pesca; compreender as dificuldades funcionais e biopsicossociais provocadas pela pesca artesanal; aplicar metodologias de aprendizagem de forma interdisciplinar; e trabalhar com a população com economia de subsistência.