Liga Acadêmica de Psicanálise e Contemporaneidade realiza Curso Introdução à Psicanálise de Winnicott

Evento acontece no dia 29 deste mês, de 16h às 18h30, no Auditório Íris II

21/09/2022 às 14h34

A Liga Acadêmica de Psicanálise e Contemporaneidade (LAPSIC), do curso de Psicologia do Cesmac, realiza na próxima quinta-feira (29), das 16h às 18h30, no auditório Íris II – Campus III da Instituição, o Curso Introdução à Psicanálise de Winnicott. A mediação será feita pela presidente da Liga e discente da graduação, Mônica Reis.
A programação conta com as seguintes palestrantes convidadas: Carine Mendes - Mestra e Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) e Professora de Psicologia Cesmac; Zaíra Mendonça - Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Especialista em Psicologia Clínica e Saúde Mental pelo Cesmac e Professora de Psicologia da IES; além da Prof.a Dra. Evanisa Brum - Doutora e Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Coordenadora do curso de Psicologia do Cesmac.

 

 
Principais Ideias da Psicanálise Winnicottiana
A Psicanálise de Winnicott foi embasada nas relações entre a criança, quando nasce, e o ambiente em que ela vive, que corresponde à sua mãe. Segundo o estudioso, as crianças nascem indefesas e com um potencial de se desenvolver. No entanto, para que esse potencial se concretize, é necessário que o ambiente seja propício. Ou seja, é importante que seu ambiente familiar, econômico e social sejam suscetíveis a esse desenvolvimento. De acordo com as ideias do psicanalista inglês, a criança passa da fase da dependência à fase da independência. A finalidade desse processo é a formação da identidade desse indivíduo. Porém, para que o desenvolvimento dessa pessoa ocorra de maneira satisfatória, cabe à mãe oferecer o suporte necessário para o bebê.

A LAPSIC tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre Psicanálise, conhecer novas teorias psicológicas, promover a troca de saberes, e ainda explorar a Psicanálise Winnicottiana. Acompanhe outras informações pelo Instagram @lapsic.liga.
 
Acesse o Código QR para saber mais detalhes e garantir a inscrição.