Centro de Pesquisas Clínicas do Cesmac realiza intervenções multidisciplinares com destaque para “Outubro Rosa”

Atividades foram realizadas pelos alunos da Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica e Farmacologia (LAAFF) do curso de Farmácia, e do curso de Nutrição que fazem parte do Estágio Curricular Supervisionado em Nutrição e Saúde Pública

27/10/2022 às 10h45

Durante o mês de outubro o Centro de Pesquisas Dr. Marco Mota, que tem como investigador principal o cardiologista Dr. Marco Mota e coordenação da Profa. Dra. Annelise Machado Gomes de Paiva, realizou, por meio de intervenções multidisciplinares, ações voltadas à temática do “Outubro Rosa”, com foco nas práticas de autocuidado, especialmente na prevenção do câncer de mama. A iniciativa aconteceu na sala de espera da clínica.

As atividades foram realizadas pelos alunos da Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica e Farmacologia (LAAFF), do curso de Farmácia, coordenada pelas professoras Dra. Camila Calado de Vasconcelos e Ma. Tatiane Epifanio Accioly Barros, e pelos alunos do curso de Nutrição que fazem parte do Estágio Curricular Supervisionado em Nutrição e Saúde Pública, coordenado pela Profa. Ma. Isadora Bianco. A culminação da ação aconteceu no final do mês, com acolhimento dos pacientes e colaboradores da clínica em um ambiente acolhedor de sala de espera, incluindo repasse de orientações voltadas ao autocuidado seguido de massagem corporal relaxante e limpeza de pele, além de saborear um lanche saudável.

A ação contou ainda com o apoio também de profissionais do seguimento da Estética e Saúde, Ingrid Medeiros, e do Instituto Adga Bianco, tornando o momento ainda mais prazeroso. Vivenciar essa experiência só reafirma o impacto das práticas de autocuidado na busca por uma melhor qualidade de vida, especialmente de pacientes portadores de doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes. A ocasião também proporcionou aos envolvidos a experiência do trabalho colaborativo e da empatia tanto para os acadêmicos e professores, quanto para os pacientes que receberam a ação.