Egressa do curso de Farmácia do Cesmac é aprovada na Residência Multiprofissional em Saúde da UFAL

Farmacêutica Roberta Adriana Oliveira destaca que toda a trajetória na graduação foi fundamental para a aprovação

04/02/2021 às 14h24

A egressa do curso de Farmácia do Centro Universitário Cesmac, Roberta Adriana Oliveira, foi aprovada na Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A seleção contou com duas etapas, incluindo prova objetiva e análise curricular. A Farmacêutica passou pelo rigoroso processo de seleção que envolveu a resolução de 50 questões de conhecimentos gerais em saúde e específicas da área de Farmácia.
A trajetória acadêmica da profissional contou com importantes contribuições das professoras Dra. Kristiana Mousinho e Me. Miciele Santos. Na graduação o incentivo para participar de todos os processos e práticas ofertadas como: projetos de extensão, Iniciação científica, apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais, publicação de capítulos de livros e artigos em revista, além da monitora da disciplina de Farmacologia Clínica, fizeram diferença para a conquista. A preparação para a vaga contou com revisão dos conteúdos estudados durante a graduação e na análise curricular toda a construção feita durante o curso foi essencial para a etapa.
Roberta, durante prática no curso de Farmácia (antes da pandemia)
De acordo com a egressa, “todo esse processo contribuiu de maneira fundamental para que eu conseguisse a aprovação, tive uma base excelente durante o curso tanto de conteúdo, quanto de todo esse processo de amadurecimento científico. Estou muito feliz com o resultado, era meu maior objetivo quando concluísse a graduação em Farmácia e tive muito apoio para isso, tanto da minha família, quanto das minhas professoras, e sei que isso foi resultado de tudo o que vivenciei durante a graduação”, declara Roberta Oliveira. O resultado final saiu na última sexta, dia 29. A egressa já efetuou a matrícula e começa da Residência em 1 de março.
Com colegas de turma e as professoras Dra. Kristiana Mousinho e Me. Miciele Santos (antes da pandemia)

Sobre a Residência Multiprofissional em Saúde da UFAL
A Residência Multiprofissional em Saúde da UFAL, foi criada em 2010 com um Programa na área da Saúde do Adulto e do Idoso com as seguintes profissões: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Educação Física.
A Residência é uma modalidade de Pós-graduação que tem a duração de dois anos, com carga horária total de 5.760 horas, divididas em atividades práticas e teórico-práticas (80%) e atividades teóricas (20%) desenvolvidas em 60 horas semanais, com dedicação exclusiva. O residente recebe uma bolsa financiada pelo MEC.
A Residência está ligada a Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde (CNRMS) do MEC e na UFAL está junto da Pró-reitoria de Pós-graduação (PROPEP). As atividades são desenvolvidas no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), nos setores de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitarias/Hospital Dia (UDIP/HD) e Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), e em duas Unidades Básicas de Saúde de Maceió (Dídimo Otto Kummer e Jorge Duarte Quintela Cavalcante).